ANTONIO BRITO AGREDECE AOS ELEITORES DA BAHIA
O SR. ANTONIO BRITO (Bloco/PTB-BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, esta é a primeira vez que uso a tribuna.
Quero, inicialmente, agradecer os votos que tive na Bahia e todo o apoio da Capital, Salvador, onde meu pai é Vice-Prefeito, e muito tem trabalhado - Prof. Edvaldo Brito.
Estive com oito Vereadores hoje, aqui, que nos trouxeram, com o Movimento SOS Salvador, as dificuldades por que passa o Município de Salvador.
Agradeço a Jequié e região.
Sr. Presidente, vim a esta Casa para falar também da saúde. Estive no Palácio do Planalto quinta-feira passada, quando a Exma. Sra. Presidenta lançou o programa Saúde não Tem Preço.
Sem sombra de dúvida, tratar da hipertensão, da diabete, de forma gratuita, é fundamental, e isso nós apoiamos. Até vir para esta Casa eu era Presidente da Confederação Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil. A dificuldade é crescente: 56% dos Municípios brasileiros só possuem a Santa Casa como único serviço, 42% das internações do SUS no País são feitas pelas Santas Casas.
Nós precisamos dar apoio a essas instituições, que na verdade seguram o Sistema Único de Saúde do País. São necessários a regulamentação da emenda constitucional, que está nesta Casa tramitando há algum tempo; o reajuste das tabelas do SUS, que não houve no ano passado - levamos o pleito ao Ministro Temporão; e a resolução das dificuldades dos programas de contratualização que os gestores municipais, Prefeitos e Secretários, têm debatido com os hospitais. Além disso, há evidentes obstáculos no acesso ao financiamento do BNDES, que é o banco de fomento social do País, mas que não tem uma linha sequer voltada às Santas Casas e aos subsídios, que outrora ajudaram a Santa Casa de São Paulo, Santa Casa de Porto Alegre, Santa Casa de Belo Horizonte e diversas outras a se erguerem como patrimônio cultural, da saúde brasileira.
Não tenham dúvida, a Presidenta já tratou de saúde na Mensagem, mas estaremos aqui dia após dia para lembrá-la e aos demais Parlamentares da importância da saúde, do SAMU, do PSF, da atenção básica, da rede hospitalar e da rede hospitalar de saúde filantrópica e das Santas Casas, que foram as primeiras instituições do País, desde 1543, com a Santa Casa de Santos.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sucesso a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário