AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Quatro empresas concentram 72,4% do setor bancário no Brasil

Quatro empresas concentram 72,4% do setor bancário no Brasil

A concentração bancária é cada vez maior no Brasil. Segundo dados do Banco Central, 72,4% dos ativos financeiros do país estão concentrados em, quatro instituições: Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco. Em 2000, os quatro maiores bancos detinham uma participação de 50,4% no total de ativos.
Basta lembrar do passado recente para perceber o alcance do processo de concentração do setor . Nas ruas, diversas instituições financeiras desapareceram após serem absorvidas. O Unibanco, por exemplo, se juntou ao Itaú. A Nossa Caixa foi incorporada pelo Banco do Brasil, a maior instituição financeira do País em ativos. Recentemente, as placas do HSBC foram substituídas pelas do Bradesco.
Há casos ainda mais simbólicos: o antigo Banco América do Sul foi comprado pelo italiano Sudameris, que foi adquirido pelo ABN Amro Real que, por sua vez, foi integrado ao Santander Brasil - hoje o quinto maior banco brasileiro. O resultado desse processo é que os bancos grandes ficaram ainda maiores.
Quem sofre com isso são os clientes e os trabalhadores do setor. A população sofre com as taxas de juros cobradas no crédito e as tarifas exorbitantes para uso dos serviços. Já os bancários, penam com o desemprego ou com a sobrecarga de trabalho gerada pelo corte recorrente de postos de trabalho.
Resumindo: a concentração só beneficia os bancos, que conseguem lucros cada vez maiores a cada ano.

Fonte:feebbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário