AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Lacen confirma morte de mulher por chikungunya mas ela não é de Itabuna

Lacen confirma morte de mulher por
chikungunya mas ela não é de Itabuna

Laudo do Laboratório Central (Lacen) em Salvador confirmou a morte de uma mulher diagnosticada com chikungunya em Itabuna. A vitima Dicilene da Silva Ribeiro, de 37 anos, morreu na última terça-feira, 17 no Hospital Calixto Midlej Filho. Segundo relatório do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o caso não será contabilizado como se fosse de Itabuna ou região porque a mulher morava em São Paulo e estava em visita a familiares em Porto Seguro e em Buerarema desde dezembro.
A enfermeira e técnica em Agravo Dengue, Manuella Serra Tanan, em relatório, informou que todas as ações de competência da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, como acompanhamento, coleta do soro da paciente para o Lacen, visita domiciliar aos parentes da vítima e notificação imediata à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foram realizadas em caráter de urgência com resultado liberado em apenas 24 horas.
Manuella Serra adiantou que os procedimentos como notificação e orientação técnica à Secretaria de Saúde de Buerarema e ao Núcleo Regional Sul também foram realizadas em tempo hábil permitindo com isso o bloqueio vetorial.
Ainda segundo ela, as informações sobre Dicilene da Silva Ribeiro, são provenientes da investigação pela Vigilância Epidemiológica de Itabuna a partir dos dados contidos no prontuário da vítima fatal da chikungunya. Adianta que outras informações relacionadas ao caso devem ser adquiridas diretamente por meio da Secretaria de Saúde de Buerarema. “O município está habilitado para dar continuidade à medidas de prevenção e de promoção à saúde” segundo confirma a especialista em Agravo Dengue de Itabuna.    
Números no estado

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado no dia 10 de janeiro pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram registrados até o momento, 57.189 casos suspeitos de zika, 53.135 casos suspeitos de chikungunya e 65.691 casos prováveis de dengue no estado. No ano passado sete pessoas morreram por chikungunya e um caso suspeito ainda está sendo investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário