AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

‘É o Tchan’ e ‘Treemonisha’ são atrações hoje (23) no Cortejo Afro, na Praça das Artes

‘É o Tchan’ e ‘Treemonisha’ são atrações hoje (23) no Cortejo Afro, na Praça das Artes

O grupo 'É o Tchan', que segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Discos vendeu mais de 6 milhões de álbuns no Brasil (1994 a 2007), é uma das atrações do ensaio do Cortejo Afro hoje (23), às 21h, na Praça das Artes, no Pelourinho, em Salvador. A outra é a participação do elenco da Ópera ‘Treemonisha’ – primeira escrita por um compositor negro (Scott Joplin) – que estreia nesta quinta-feira (26) no Teatro Castro Alves.
Cortejo Afro e ‘Treemonisha’ contam com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA) pela cessão da Praça das Artes (Pelourinho) e Palácio da Aclamação (Campo Grande), respectivamente. “As cessões da praça para o Cortejo e de sala no Aclamação para o Núcleo de Ópera da Bahia integram a reativação de espaços urbanos e museus em importantes pontos de Salvador”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Em setembro de 2015 o IPAC reabriu o Passeio Público, em outubro do ano passado (2016) três estacionamentos no Pelourinho e em novembro a Praça das Artes com Cortejo Afro. MAM/Solar do Unhão (Avenida Contorno), Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte (Corredor da Vitória) e Ferrão (Pelourinho) também são do IPAC.
ÓPERA e PERCUSSÃO – Hoje (23) no ensaio do Cortejo, a ‘Treemonisha’ apresenta a soprano Graça Reis que interpreta duas canções 'Vamos Rodar' e 'Slow Brag'. "Definimos como samba reggae lírico e o Cortejo Afro também vai tocar na ópera", afirma Graça. O ensaio de hoje também homenageia o cantor e compositor baiano, Gilberto Gil com show intitulado ‘CORTÊGIL - Um Canto de Afoxé para Gilberto Gil’, tema do bloco durante o Carnaval de Salvador 2017.
“A orquestra do maestro Aldo Brizzi traz 12 composições de Gilberto Gil para os ensaios do Cortejo; é uma grande oportunidade para o diálogo dessas fontes musicais, mesclando ópera, música popular brasileira e a percussão baiana”, diz Alberto Pita, criador e diretor do Cortejo Afro. Alberto também participa como figurinista da ópera que estreia na quinta no TCA.

SEGURANÇA – A segurança também é destaque. “A Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Segurança (SSP) são parceiros dessas requalificações. No Passeio e Praça das Artes dispomos de câmeras 360° graças à PM e SSP”, completa João Carlos. A PM tem sede do 18º Batalhão na Rua da Oração e a SSP com a Delegacia de Proteção ao Turista na Praça Cruz de São Francisco. A abertura dos portões para o Cortejo acontece às 19h30 e o show começa às 21h. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário