FTC e TJB realizam cerimônia de Casamento Coletivo em Itabuna
Esta sexta-feira, dia 18 de março, ficará marcada na memória e na história de 40 casais itabunenses que participam da Cerimônia de Casamento Coletivo promovido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), através da Comarca de Itabuna. A organização da Cerimônia está por conta dos alunos do 9º semestre do curso de Direito.
A iniciativa faz parte do programa Família Legal pela FTC e integra, também, as ações de Responsabilidade Social da Faculdade. Os casais foram cadastrados em parceria com as associações de moradores de bairros e selecionados entre os de baixo poder aquisitivo. A parceria com o TJB assegurou aos noivos a gratuidade no processo de habilitação, incluindo a publicação de proclamas no Diário Oficial e a realização coletiva de casamento.
Para o promotor público e professor da FTC Itabuna, professor Inocêncio Carvalho de Santana, que também coordena esta atividade de extensão, o Projeto Família Legal é um extrato do compromisso do curso de Direito da FTC com as questões sociais. Ele ressalta o acesso à Justiça e a garantia dos direitos como os mais importantes benefícios gerados.
"Através do Família Legal, estamos fomentando as garantias legais e constitucionais, em torno das relações de família, proporcionando uma melhoria das condições psicossociais do homem e da mulher no seu contexto familiar", frisa Inocêncio.
Quando realizado em sua 1ª edição entre dezembro de 2007 e abril de 2008, o Projeto Família Legal da FTC proporcionou a legalização do casamento civil para 102 casais itabunenses. O projeto é acompanhado de diversas atividades que antecedem a cerimônia, propriamente dita, a exemplo de palestras a partir da temática familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário