AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 28 de janeiro de 2018

Puxada do Mastro mantém tradição secular em Ilhéus

Puxada do Mastro mantém tradição secular em Ilhéus
A festa popular da Puxada do Mastro de São Sebastião, tradicional manifestação cultural da Estância Hidromineral de Olivença, localizada a 15 quilômetros da cidade de Ilhéus, foi encerrada na noite de domingo, após uma série de rituais iniciada na madrugada. O evento, cuja programação teve início na sexta-feira, contou com a participação efetiva da comunidade e muitos visitantes de outros locais. O prefeito Mário Alexandre prestigiou diversas etapas da festa, organizada pela Associação dos Machadeiros de Olivença e pela secretaria de Turismo e Esportes do Município.
A tradicional Puxada do Mastro começou no Século XVI, quando padres jesuítas, na tentativa de catequização dos índios Tupinambás, se apropriaram da manifestação cultural nativa, a corrida de tora, para disseminar elementos cristãos entre os indígenas aldeados. De lá pra cá, a manifestação agrega indígenas e outras etnias e se mantém como uma das mais expressões da cultura popular.
Realizada sempre no segundo domingo de janeiro, a Puxada do Mastro integra o calendário turístico-cultural do Município. Este ano, a programação no domingo começou cedo, às 5 horas, com alvorada de fogos. Em seguida, aconteceram os rituais na porta da Igreja de Nossa Senhora da Escada com a participação dos puxadores dos mastros. Primeiro, uma benção religiosa e, depois, o ritual do Poraci pelos membros da comunidade indígena.
Por volta das 7 horas, diversas confraternizações foram promovidas pelos machadeiros, com o oferecimento da tradicional feijoada. Em seguida, a comitiva partiu para a Mata do Ipanema, para escolha da árvore e derrubada do mastro, sempre com orações, cânticos em louvor a São Sebastião, agradecimentos e rituais em homenagem aos seus ancestrais.
Na Estância de Olivença, apesar do tempo nublado, o movimento foi grande nas praias e no Balneário de Tororomba, com a presença de turistas que sempre lotam pousadas, hotéis e casas de veraneio da localidade na temporada de verão.
Por volta das 15h30min, o cortejo - com os mastros - deixou a mata e se aproximou da praia, acompanhado por centenas de populares. À frente, veio o mastaréu, um mastro específico para as crianças que realizam o ritual da mesma maneira que os adultos, como forma de manter a tradição. Logo em seguida, o grande mastro é arrastado com o auxílio de cordas, de forma festiva, acompanhado pela banda Pífanos, até a praça central de Olivença.

Em meio aos populares, as autoridades cantaram e dançaram unidas à manifestação de alegria dos puxadores do mastro. O prefeito ressaltou a importância de manter essa tradição secular. Como organizador da maior tradição cultural do Sul da Bahia, o presidente da Associação dos Machadeiros de Olivença, Arivaldo Batista dos Santos (popular Camisa), ressaltou a organização do evento, “o apoio da comunidade e da Prefeitura para mais uma festa de sucesso”. De sexta-feira a domingo, todas as noites, houve apresentações musicais na praça. Na sexta, se apresentam os cantores Jane Poeta e Nozinho; no sábado, as bandas Violino de Luxo e Pago Funk; e no domingo, as bandas Jah Bless e Batuque Bom.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário