CLIENTE PASSA
MAIS UMA HORA NA FILA NO SANTANDER
A falta de contratações no setor
bancário, além de sobrecarregar o trabalhador e contribuir para o adoecimento,
tem impacto direto na queda da qualidade do atendimento. Prova disso é que uma
das queixas mais recorrentes no Banco Central diz respeito ao tempo de espera
na fila.
A demora para ser atendido é o motivo
das 1.160 reclamações registradas no BC de janeiro a maio de 2016. Número muito
superior ao verificado no segundo semestre do ano passado, 827. Também maior do
que nos seis primeiros meses de 2015 (945).
No Santander de Itabuna, por exemplo,
uma cliente passou quase 1h30 na fila para ser atendida. Um absurdo. A demora
no atendimento além de ser um desrespeito ao cliente fere a Lei Sena, que
estabelece um limite de 20 minutos para atendimento ao público em dias normais
nas agências bancárias.
O cliente que se sentir lesado, deve
denunciar ao Banco Central (145), ou ao Procon (151).
Déficit de Bancário
Sem o número de funcionários
satisfatório fica impossível prestar um atendimento humanizado. De janeiro a
maio, os bancos cortaram 5.998 postos de trabalho em todo o Brasil. Alta
alarmante de 105,05% em relação ao mesmo período de 2015. Na Bahia, foram 49
admissões e 78 desligamentos: - 29 vagas. O Estado agora tem 18.341 bancários.
A Caixa sozinha eliminou 1.368 vagas. Já
Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e HSBC fecharam 4.637 postos. Com
tantas dispensas, o descontentamento por parte dos clientes é inevitável. As
queixas por insatisfação com o atendimento nas agências já alcançam o topo de
reclamações no BC de janeiro a maio de 2016. São 4.908 no total.
*Com informações SBBA
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