Prefeitura
estuda local para próximo Réveillon de Salvador
Formato com quatro dias de evento e
grade de atrações com peso nacional serão mantidos
O Réveillon Salvador 2014 foi um
sucesso. O evento organizado pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria
de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), atraiu 390 mil pessoas nos
quatro dias de festa na Praça Cairu, no Comércio. O balanço foi apresentado
hoje (02) pelo prefeito ACM Neto na companhia do titular da Sedes, Guilherme
Bellintani, e do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em
coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. O prefeito aproveitou
para afirmar que ainda está em avaliação o local para realização do próximo
Réveillon.
Além disso, o prefeito anunciou que está
mantido o formato do evento com quatro dias, com grade de atrações no mesmo
nível de qualidade, tudo com o objetivo de transformar a capital baiana no
primeiro destino do Brasil no Réveillon. Serão realizadas duas grandes festas:
uma num local central e outra em região com grande densidade populacional,
sendo cogitados o Subúrbio ou Cajazeiras.
“Havia muita dúvida sobre a realização
do evento no Comércio, mas vimos que deu certo. Ainda vamos pensar se
repetiremos o evento no local. Precisamos avaliar se daqui a dois ou três anos
a Praça Cairu comportará o público que esperamos trazer, já que a perspectiva é
que esse número cresça a cada ano. Nos próximos meses, essa decisão será
anunciada, até porque queremos lançá-lo com grande antecedência”, afirmou o
prefeito. Neto também agradeceu ao patrocínio da Schin e Coca-Cola, lembrando
que já houve demonstração de interesse no próximo evento.
O secretário Bellintani lembrou que o
sucesso do evento foi influenciado positivamente pelo trabalho prévio no
espaço, a exemplo do trabalho executado na Ladeira da Preguiça, do paisagismo
na encosta que separa as cidades Baixa e Alta, além do reforço na iluminação e
correção de problemas nas calçadas. “Temos uma geografia que favorece a chegada
e saída de pessoas pela Avenida Contorno e Comércio e um espaço público
adequado para novos tipos de evento com uma belíssima fotografia”, acrescentou.
O secretário Maurício Barbosa elogiou a
iniciativa da administração com a realização do evento, especialmente pela
facilidade de montagem de barreiras para revistas. “Montamos cinco barreiras
que nos possibilitou fazer a revista manual, com apreensão de armas brancas e
objetos cortantes. Não registramos, portanto, ocorrências graves como
homicídios ou tentativas de homicídio, sendo a maioria identificada como
pequenos furtos ou vias de fato”, destacou, lembrando que foram investidos
cerca de R$1 milhão na área de segurança pública.
Atrações de peso nacional marcaram
presença, a exemplo de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Claudia Leite,
Paralamas do Sucesso, Anitta, Nando Reis, entre outros. A virada do ano contou
com show pirotécnico de 15 minutos, com 12 toneladas de fogos apenas no local
da festa, no Comércio, em base localizada na Baía de Todos os Santos. Ao todo,
foram 20 toneladas de fogos em 12 pontos como Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio,
Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas de Paramana, Bom
Jesus dos Passos e de Maré. Nesses locais, a duração dos fogos foi de sete
minutos.
Cerca de 4 mil servidores da Prefeitura
trabalharam diretamente na organização do evento. Foram 10 dias de montagem das
estruturas, sendo palco com 19,8m de largura por 15,4m de profundidade, 50
praticáveis para palco, oito geradores, 10 estrutura entre camarim, copa e sala
de operações, numa mobilização envolvendo 80 pessoas da Sedes. O Réveillon
também atuou na geração de renda para 280 ambulantes que trabalharam na Praça
Cairu, sendo 180 fixos e 100 volantes.
Confira abaixo os detalhes de estrutura
e serviços públicos municipais:
Público (segundo estimativa da Polícia
Militar):
Domingo (29): 85 mil pessoas
Segunda-feira: (30): 100 mil pessoas
Terça-feira (31): 150 mil pessoas
Quarta-feira (1º): 55 mil pessoas
Total de público: 390 mil pessoas nos
quatro dias de festa
Segurança:
- Efetivo: Cerca de 1,4 mil homens da
Polícia Militar fizeram o policiamento ostensivo durante os quatro dias de
festa na Praça Cairu, no bairro do Comércio.
- Estrutura: Foram montados três postos
operacionais, distribuídos em frente à Igreja da Conceição da Praia, ao lado do
Elevador Lacerda e o terceiro em frente ao Centro Náutico da Bahia. Também ao
lado da igreja foi disponibilizado um posto da Polícia Civil para registro de
ocorrências, a exemplo de perda de documentos.
- Ocorrências:
Domingo (29): dois desacatos, 45 furtos.
Terça-feira (30): 61 furtos, apreensão
de arma de brinquedo. Sete armas brancas, uma ocorrência de roubo e um ato
libidinoso
Quarta-feira (31): 102 furtos, um flagrante
de trafico, um agressão
Guarda Municipal:
- Operação: A Guarda Municipal atuou com
400 agentes na proteção ao patrimônio público, além de dar apoio às ações dos
órgãos municipais que atuaram na festa.
- Notificações: 290 documentos
encontrados e entregues à 16ª CPMI; 29 apreensões de armas brancas, sendo 7
facas e 22 garrafas de vidro; 5
tentativas de agressão aos agentes da Transalvador; 46 socorros com
encaminhamentos ao Samu; 18 conduções por furtos, desacatos, roubos, com
destaque para o encaminhamento de um traficante de drogas, conduzido à delegacia
com a quantia de R$ 6.300,00.
Saúde:
- Operação: A Prefeitura disponibilizou
120 profissionais, uma ambulância do SAMU 192 fixa e duas ambulanchas na Baía
de Todos os Santos, em regime de plantão. Uma unidade móvel foi montada na
Praça Cairu, com 16 leitos, onde trabalharam seis médicos e mais de 40
profissionais da equipe. Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida
Centenário também contaram com cobertura médica através da disposição de cinco
ambulâncias de referência.
- Ocorrências: foram atendidos 163
pacientes no posto de saúde instalado próximo à Igreja da Conceição da Praia,
sendo que cinco tiveram que ser transferidos para hospitais para continuidade
do atendimento. Os casos referiram-se a traumas (03), perfuração por arma
branca (01) e sangramento de gestante (01).
Transalvador:
- Operação: Das 10h de domingo (29) até
as 6h desta quinta-feira (02), estiveram mobilizados 86 agentes com 21 viaturas
e seis motocicletas. Na ocasião, foram utilizados 392 cones, 102 prismas de
concreto e dez guinchos para bloquear e ordenar vias, na região do Comércio.
- Elevador Lacerda: Cerca de 180 mil
pessoas utilizaram o equipamento durante os três dias de festa. Os maiores
picos foram registrados nas noites de domingo (29) e terça-feira (31). Apesar
do fluxo intenso de usuários, as filas se dissolviam em até 20 minutos. A
segurança no equipamento público foi feita pela Guarda Municipal, com o apoio
da Polícia Militar. Ao todo, 35 servidores trabalharam para garantir o
funcionamento adequado do Elevador Lacerda.
- Ônibus: 77 linhas de ônibus operaram
com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França. Ao todo,
489 veículos atuaram com frota máxima, equivalente à de dias úteis, isso na
área do Comércio. Na Orla, o esquema de transporte em toda a orla da capital
foi reforçado para facilitar o deslocamento de milhares de soteropolitanos que
resolveram passar a virada de ano nas praias. No dia 31, 162 linhas operaram
com frota máxima.
- Estacionamentos: Os estacionamentos
São Raimundo, no Vale dos Barris, Barroquinha e Castro Alves, além da Zona
Azul, que funcionou em toda a extensão da pista à direita da Avenida da França;
na Rua Miguel Calmon, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra; e na Rua
Portugal. No domingo, 1.198 pessoas deixaram os veículos nesses locais. Na
segunda e terça-feira, esses espaços abrigaram 1.041 e 921 automóveis,
respectivamente.
Limpurb:
- Operação: Cerca de 1,4 mil pessoas
entre encarregados, motoristas de operações, agentes de varrição, coleta,
lavagem de vias estiveram envolvidos na operação de limpeza do Réveillon, que
abrangeu desde a área do Comércio, onde foi realizada a festa, até os pontos
onde houve queimas de fogos. Foram coletadas 350 toneladas de lixo e utilizado
1,225 milhão de litro de água, além de 1,88 mil litros de aromatizantes.
- Banheiros: Além dos 32 banheiros
contêineres que estarão espalhados em diversos pontos do Comércio, foram
disponibilizados 300 sanitários químicos.
Sucom:
- Operação: A Superintendência de
Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) operou com 69 funcionários
durante os quatro dias com monitoramento sonoro e na realização de vistorias no
que diz respeito a segurança e propagandas irregulares em casas, vias e
estabelecimentos situados na área da festa.
- Notificações: No período que antecedeu
ao evento, a Sucom emitiu 21 notificações para proprietários e responsáveis
pelos imóveis do entorno proibindo a ocupação de marquises, bem como o uso dos
imóveis como camarotes. Donos de bares também foram alertados para não
comercializarem bebidas em garrafas de vidro. Vistorias de segurança também
foram realizadas no palco, postos oficiais, camarote e praticáveis. Nos dias da
festa, foram contabilizadas 43 notificações, 38 apreensões de publicidade e 18
de materiais diversos, como letreiros, placas, entre outros, na região do
Comércio. Já nos bairros foram registradas 13 notificações, 12 autos de
infração, 27 apreensões de publicidade e 11 de outros materiais, dois embargos
de obras, entre outros.
Salvamar:
Foram instalados 46 postos na área do
Jardim de Alah à Praia de Aleluia. No período, foram registradas nove
ocorrências de pré-afogamento. A praia de maior incidência foi a de Jaguaribe.
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