AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Salvador comemora 190 anos de Independência da Bahia

Salvador comemora 190 anos de Independência da Bahia
A Independência da Bahia completa 190 anos na próxima terça-feira. Para marcar este 2 de Julho, a Prefeitura elaborou uma ampla programação que, além dos atos e do cortejo oficiais, envolve uma série de atividades culturais. Um marco importante é que o Congresso Nacional aprovou e a Presidência da República sancionou este mês lei federal tornando o 2 de Julho uma data histórica do calendário de efemérides nacionais.  
As festividades oficiais que este ano têm como tema “2 de Julho -190 anos de liberdade”, começam no domingo (dia 30), às 7h30, com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, passando por Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador.
Na segunda-feira (dia 1º), às 10h, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kieger, celebra o Te Deum, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. A previsão é que fogo simbólico chegue ás 16h em Pirajá para o acendimento da Pira do 2 de Julho e hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, respectivamente pelo prefeito da capital ACM Neto, pelo prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento do Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani.
O dia 2 de Julho começa com uma alvorada com queima de fogos, às 6h, no Largo da Lapinha. Às 8h, tem início a organização do cortejo. Depois, as autoridades fazem o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador, e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em seguida, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e demais autoridades colocam flores do general Labatut, um dos heróis da Independência da Bahia. Após a execução do Hino ao 2 de Julho, o cortejo desfila pelas ruas do centro da cidade em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile.
À tarde, enquanto o cortejo começa a se reorganizar para a segunda parte do desfile, o prefeito e outras autoridades acompanham, às 14h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio, o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo. Em seguida, participam da homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. Às 15h30, o cortejo sai novamente, agora em direção ao Campo Grande. No percurso, haverá uma saudação ao Caboclo e a Cabocla, em frente à Biblioteca Anísio Teixeira,a na Ladeira de São Bento.

No Campo Grande, haverá nova solenidade de hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Salvador e outras autoridades, ao som do Hino Nacional, executado pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Depois, serão colocadas flores no Monumento do 2 de Julho. As atividades serão finalizadas com execução do Hino ao 2 de Julho pelo banda Polícia Militar, acendimento da Pira do Simbólico, por um atleta e novamente será tocado o Hino Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário