AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Peti de Ilhéus mobiliza sociedade contra trabalho infantil

Peti de Ilhéus mobiliza sociedade contra trabalho infantil
No dia em o que o mundo se volta contra o trabalho infantil, próxima quarta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de (SDS), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promove uma série de ações para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de impedir e denunciar a exploração da mão de obra de menores. As atividades terão início às 8 horas, com uma caminhada que sairá da Praça Castro Alves, percorrendo as principais ruas do centro da cidade, até a Praça Dom Eduardo, em frente à catedral de São Sebastião.
Em seguida, a secretaria vai promover oficinas e jogos para os participantes da caminhada e transeuntes na Rua Jorge Amado, em frente à Fundação Cultural de Ilhéus, até às 17 horas. “A nossa ação é para sensibilizar os cidadãos. É necessário que todos denunciem situações de trabalho infantil em órgãos como a SDS, Ministérios do Trabalho, Conselho Tutelar e através do Disque 100 para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, destaca o titular da SDS, Jamil Ocké. 
De acordo com a coordenadora do Peti em Ilhéus, Glória Araújo, “as atividades do dia 12 devem conscientizar a população para o grande problema que é o trabalho infantil, pois a criança precisa ter seu tempo para crescer, estudar e amadurecer para então realizar as obrigações de acordo com a sua idade”. O evento terá apoio da Polícia Militar da Bahia, Secretaria de Saúde de Ilhéus, Sindicato dos Taxistas, Guarda Municipal e das escolas do município. 
Data simbólica – O Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, é uma data simbólica, criada pela Organização Internacional do Trabalho, em 2002, com o objetivo de alertar a sociedade para essa problemática a existente não só no Brasil, mas em vários outros países do mundo.
Peti – O Peti é um serviço prestado pelo governo Federal em parceria com os municípios, voltado para a proteção de crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos, que estão em situação de trabalho infantil ou risco social. Em Ilhéus, as unidades do programa estão localizadas na zona urbana (Conquista, Avenida Esperança, Basílio e Nossa Senhora da Vitória) e na zona rural, nos distritos de Banco do Pedro, Rio do Braço, Vila Cachoeira, Repartimento e Santo Antônio.
O programa oferece às crianças e adolescentes atividades de elevação da autoestima, oficinas de arte, dança e cultura, informática e esportes.  A inserção do jovem no Peti pode ser realizada na sede da SDS (Rua Mário Alfredo s/n, Avenida Itabuna), nas unidades do programa ou mesmo através do trabalho de campo dos agentes sociais. Uma das condições exigidas para participar do programa, é que a criança esteja matriculada na escola, e possua frequência mínima de 85%.

Após a identificação da situação de trabalho infantil por órgãos como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Ministério Público, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a equipe do Peti entra em contato com a família para que essas crianças possam frequentar o espaço de convivência no turno oposto ao escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário