Programa treina
educadores para utilizar jornal em sala de aula
Como parte do programa desenvolvido
para alfabetização e letramento de alunos da rede municipal de ensino de
Itabuna com o apoio do jornal A Tarde, a Secretaria Municipal da Educação
realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, a formação continuada de
professores e coordenadores. O objetivo do encontro na Uniube e no Colégio
Divina Providência visa oportunizar a vivência de práticas educativas
relevantes com o uso do jornal no contexto educativo.
Na quarta-feira, a partir das
13h30min, no auditório da Uniube, o tema abordado será “Alfabetização e
Letramento com Jornal”. No mesmo dia, às 19 horas, no Colégio Divina
Providência, será enfocado o tema: “As tirinhas em ambientes educacionais”. Na
quinta-feira, a partir das 8 horas, na Uniube, será a vez do tema “Literatura e
Jornal, um casamento possível”.
Desde abril que a equipe do
Departamento de Básica (DEB) da Secretaria da Educação vem executando o
Programa A Tarde Educação do ano de 2014. Pelo menos 26 das 110 escolas da rede
municipal de ensino mandaram representantes para o 1º Encontro do Programa A
Tarde Educação do ano de 2014, no dia 9 daquele mês, no auditório da Escola
CAIC.
Participaram do evento diretores,
coordenadores pedagógicos, professores e monitores do Programa Mais Educação,
da articuladora do Programa no município, a professora Keylla Valéria Abreu
Soares e da diretora do Departamento de Educação Básica, Márcia Lima Santos de
Souza e outros representantes das Assessorias do DEB.
O programa é uma iniciativa de A Tarde
que firmou parceria com diversos municípios baianos, dentre eles Itabuna, por
intermédio da Secretaria da Educação. Contempla a distribuição diária de
exemplar do jornal nas escolas
envolvidas, minicursos no ambiente virtual, bem como oficinas presenciais para
formação dos professores cursistas.
O objetivo é incentivar os professores a
trabalhar com o jornal em sala de aula nas diferentes áreas de conhecimento de
forma criativa e prazerosa, contribuindo para práticas educativas voltadas à
formação de cidadãos críticos e reflexivos. Os profissionais participantes
compreendem que a utilização do jornal em sala de aula se torna mais uma fonte
de conhecimento, colabora para a formação de um cidadão mais crítico e fomenta
o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos educandos.
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