APÓS EXONERAÇÃO
EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE ITABUNA DIVULGA CARTA ABERTA
Em carta pública
divulgada após a exoneração, o agora ex-secretário fez críticas diretas ao
prefeito Fernando Gomes (DEM).
Segundo ele,
entre outros motivos, a sua saída se deve à “falta de visão do prefeito em
relação ao que deveria ser uma gestão voltada para os compromissos técnicos”.
“Nesses
conflitos”, continua, “começamos a travar, notei algo que foge totalmente dos
meus princípios: a falta de humanização nas relações e de respeito ao próximo”.
Abaixo
publicamos, na íntegra, a Carta Aberta:
CARTA ABERTA À
POPULAÇÃO DE ITABUNA E À IMPRENSA
Senhoras e
Senhores,
Informo que, a
partir desta quarta-feira (22), não mais faço parte da equipe de trabalho da
Prefeitura Municipal de Itabuna, tendo pedido a minha exoneração do cargo de
Secretário de Saúde, durante reunião com a equipe de trabalho, com participação
do prefeito desta cidade. Este comunicado visa alguns objetivos, os quais
enumero:
1 – Esclarecer
que ao atender o convite para assumir a SMS, deixei claro ser um gestor do
sistema, portanto, um técnico, sem nenhum envolvimento político e, naquele
momento, aceitava a tarefa planejar a recuperação da rede de saúde, que, de
acordo com as informações passadas pela autoridade maior do município,
precisava de adequações urgentes às necessidades exigidas pela população.
Várias foram as reuniões, os contatos, todos deixando claro o objetivo técnico
do meu trabalho. As promessas de que não havia envolvimento político partidário
foram reforçadas a cada um desses encontros e, como temente à Deus, procurei
acreditar;
2 – Ao longo dos
primeiros dias de atividade, busquei levantar problemas decorrentes de
problemas na gestão passada, que não se adequavam às diretrizes estabelecidas
pela atual gestão. Uma das missões, foi trabalhar para as devidas correções,
sem a preocupação de publicidade do que estava ou não errado. Naquele momento,
muito mais importante que criticar o passado, era pensar no presente e no futuro,
pois a cidade carecia de um sistema que pudesse transformar hospitais e postos
de saúde, em ambientes propícios ao atendimento das necessidades da população,
especialmente a mais carente. Os 32 Postos de Saúde, 12 Unidades de Média e
Alta Complexidade e um Hospital Municipal, 3 Centros de Atenção Psicossocial,
Odontocentro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu), foram alvo da
atenção de toda a equipe de trabalho, com levantamento das ações necessárias
para oferecer dignidade a população, a exemplo de abertura de processos
licitatórios para reformas que, por vezes agradaram, outras, não, mas, que
tiveram um objetivo único: recuperar a autoestima da população da cidade em
relação a um dos setores mais importantes da vida de Itabuna.
Ao longo dos pouco
mais de quase três meses de contato com a cidade de Itabuna e com o seu gestor,
comecei a encarar algumas dificuldades, algumas inerentes ao próprio cargo,
outras por falta de total visão do prefeito em relação ao que deveria ser uma
gestão voltada para os compromissos técnicos. E nesses conflitos que começamos
a travar, notei algo que foge totalmente dos meus princípios: a falta de
humanização nas relações e de respeito ao próximo.
Apesar de ainda
jovem, aprendi que não é com gritos, gestos bruscos, atitudes com único
objetivo de menosprezar as pessoas ou propostas indecentes que devemos basear
as nossas vidas, especialmente quando o bem público está colocado sob a nossa
responsabilidade. Temos, enfim, um compromisso com a população, ávida por dias
melhores, insatisfeita com o atendimento em todas as unidades de saúde e, a
principal missão de alguém com respaldo moral, é, no mínimo, diminuir esse
sofrimento. E isso só pode ocorrer com trabalho, feito à base da honestidade.
A forma
sugerida, muitas vezes, fugia ao que mandam os preceitos da legalidade e disso
sempre fugi e estarei distante, sempre. Este meu comportamento pode ser
atestado em órgãos onde trabalhei – Hospital Geral do Estado(HGE-Salvador),
Hospital Roberto Santos(HRS-Salvador), Hospital Albino Leitão(São Sebastião do
P
A administração
pública, na minha visão, sempre exigiu transparência e honestidade e disso
nunca abri mão. Por isso, em todos os órgãos por onde passei, tive o grande
mérito de ver as contas avaliadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas da União,
o que não significou nenhum tipo de favor. Afinal, a obrigação do gestor
público, é cuidar do bem da população com total honestidade.
Sou brasileiro
e, como tal, estou, a exemplo da população, cansado das “mumunhas” políticas,
das jogadas sujas, dos dribles desconcertantes que a população tem encarado,
todas dadas por gente que sempre busca o melhor para as suas vidas e sequer se
importa com os caminhos sujos que seguem e com as práticas delituosas.
Por fim,
agradeço a todos pelo carinho de gente que conheci há pouco tempo, mas entendeu
as razões das mudanças que, naquele primeiro momento eram necessárias. Deixo um
projeto de trabalho honesto e espero que ele seja levado adiante, ao menos
nesse item – honestidade no trato com o dinheiro público.
Ao prefeito
municipal, a expectativa de que possa cumprir com fidelidade as suas promessas
e oferecer um serviço público de saúde à altura da população itabunense.
Aos veículos de
comunicação, o agradecimento pelas notícias, entrevistas, destaques e, confesso
ter entendido as cobranças. Os gestores públicos são obrigados a encarar com
atenção às críticas que saem desses veículos de massa, pois são interlocutores
dos anseios da população.
Obrigado a
todos,
Vitor do Amor
Santos Lavinsky
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