NAS AGÊNCIAS,
FALTA BANCÁRIO E SOBRA CLIENTE
Mais de 70% dos
brasileiros utilizam conta bancária. Embora milhares de pessoas usem os
serviços dos bancos, o atendimento é cada vez mais deficitário por conta da
política de cortes. De janeiro a agosto, foram eliminados 9.104 postos de
trabalho no setor. O reflexo é observado no dia a dia pelos clientes. Com
tantos transtornos, muitos desistem do serviço e acabam encerrando a conta.
Pesquisa realizada pelo Banco Central revela que 84% dos consumidores têm ou já
tiveram uma conta bancária. Apenas 16% nunca tiveram vínculo com as
organizações financeiras. Além de oferecer um serviço deficitário, as empresas
discriminam e não são só os funcionários que sentem na pele. A população
também. O levantamento do BC mostra que 30% das pessoas com ensino fundamental
incompleto ou que não frequentaram a escola utilizam conta poupança. Entre os
cidadãos com ensino superior completo ou pós-graduados, o índice é de 10%.
Aparentemente o número dá a entender que a população de baixa renda poupa mais.
No entanto, a verdade é que os bancos não dão crédito aos consumidores com
menor poder aquisitivo. Muitos não podem abrir conta corrente e recorrem apenas
à poupança. (SBBA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário