AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Prefeitura Municipal e Conder


Prefeitura Municipal e Conder firmam
novo compromisso visando obras do aterro

A retirada dos catadores no Aterro Sanitário do Itariri é uma das principais ações para a efetivar a conclusão das obras de recuperação funcional e ambiental do equipamento, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. Com o objetivo de encontrar uma solução rápida e precisa, representantes da Conder estiveram em Ilhéus semana passada e se reuniram com o prefeito Newton Lima, secretários e técnicos envolvidos com a obra.
A imediata demolição dos barracos, onde os catadores se abrigam no aterro, foi um dos pontos colocados pela diretora da Conder, Márcia Trocoli, durante o encontro. A requalificação do aterro e a implantação do sistema de coleta seletiva no município é uma das prioridades do governo municipal, segundo explicou o prefeito Newton Lima, que definiu o dia 30 deste mês, como data limite para a demolição dos barracos e retirada dos catadores que ainda estão vivendo no local.
Outro compromisso firmado pelo prefeito durante a reunião foi o de dar continuidade à implantação do sistema de Coleta Seletiva, garantindo a disponibilização do caminhão com motorista e combustível, alimentação e água para os cinco cooperados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) durante os três dias de coleta seletiva, cesta básica, complementação de renda no valor R$ 320,00 para os 80 cooperados pelo período de seis meses.
As obras de implantação da parte física do aterro sanitário, realizada pela empresa Itatiaia, vencedora da licitação pública, devem ser concluídas dentro dos próximos meses. Mas a empresa – conforme o contrato – ficará na administração do aterro até o mês de dezembro, na fase de pré-operação. E o resultado de todo esse trabalho já avançou bastante, já que atualmente nenhum lixo fica exposto no aterro sanitário do Itariri. Todos os resíduos são colocados nas células específicas, onde são separados e logo após aterrados.
Participaram ainda da reunião, o secretário municipal de Administração, Mozart Aragão; os técnicos da Conder, Gilvan Coelho Porto Júnior, Ana Cristina da Purificação, Tereza Tavares de Souza, Carmelita Bezerra de Aguiar, Jussara Queiroz dos Santos; técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) Karin Segala, Andre Pitanguy Romani e Cecília Naiane da Silva; a presidente da ONG Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça e o representante da Itatiaia Engenharia, José Eduardo Del Rei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário