AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 1 de abril de 2017

Igualdade de Gênero foi tema de debate na Faculdade de Ilhéus

Igualdade de Gênero foi tema de debate na Faculdade de Ilhéus

O curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realizou um ciclo de palestras sobre o tema “Igualdade de gênero e os desafios de novo Direito”, no auditório Professora Adélia Melo, na semana passada, com a participação da juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves, do Juiz de Direito Alysson Floriano e a procuradora federal Bianca Silva. O evento foi coordenado pelo juiz federal Lincoln Pinheiro Costa, diretor da subseção judiciária federal de Ilhéus.
Na oportunidade, o juiz Lincoln Pinheiro Costa destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Nupraj (Núcleo de Práticas Jurídicas) da Faculdade de Ilhéus, através da prestação de assistência judiciária. “Essa parceria é fundamental. Sem ela, acho que a Justiça Federal não teria como atender à quantidade de pessoas que atende hoje”, afirmou.
A procuradora federal Bianca Silva falou sobre a aplicação da Lei Maria da Penha e as consequências gravíssimas que temos hoje, no Brasil, em virtude da violência doméstica. O Juiz de Direito Alysson Floriano tratou da origem e da aplicabilidade da Lei Maria da Penha no contexto nacional.
Por sua vez, a juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves discorreu sobre o desafio pela inserção de mais mulheres no sistema de justiça e na ampla participação na vida pública. “Porque hoje, além dessas barreiras visíveis, discriminatórias de violências, feminicídio, baixa remuneração no mercado de trabalho, as mulheres também lidam com uma série de barreiras invisíveis pra sua ascensão em espaços públicos importantes”, alertou.

Clara da Mota Alves declarou que “nós, mulheres, nos adaptamos a papéis e estruturas que não foram pensadas por nós. Passamos a competir a partir das mesmas balizas de igualdade pra um mundo que tem estruturas absolutamente diferentes quanto ao gênero. Então, hoje, em matéria de afirmação dos direitos das mulheres, o que nós falamos é de transversalização, é tornar transversal a perspectiva de gênero. O que é tornar transversal? É tornar uma preocupação desde a hora que eu componho uma mesa como esta até a hora que eu lido com todo e qualquer espaço público, porque os espaços públicos têm que ser públicos.”

Na avaliação de Clara Mota, hoje as mulheres entram em maior número nos cursos de Direito. “Atualmente, nos formamos mais, conseguimos uma relação quase paritária em algumas carreiras jurídicas, como por exemplo, no Ministério Público do Trabalho. Nas defensorias, a participação feminina também é quase paritária. Quando nós tratamos de carreiras jurídicas, como o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e magistraturas, em geral, a gente vê essa participação feminina oscilar entre 25 a 30%”, informou a juíza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário