AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Eventos culturais movimentam a alta temporada em Ilhéus

Eventos culturais movimentam a alta temporada em Ilhéus


Até março de 2015, moradores e visitantes participarão de exposições, mostras, oficinas e cursos, além das festas tradicionais.
O aproveitamento do patrimônio histórico, das manifestações culturais e do potencial criativo da população já começou a movimentar a alta estação de Ilhéus. Até março de 2015, moradores e visitantes vão contar com uma série de atividades que envolve exposições, mostras, oficinas e cursos, promovida ou com o apoio, das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), entre outros setores da prefeitura.  No cronograma, estão as tradicionais festas populares, como Iemanjá e Puxada do Mastro de São Sebastião, bem como eventos voltados para disseminar o clima natalino em toda a cidade.
Nesta quinta-feira, dia 4, teve início a oficina ‘Formação de Rede Territorial de Comunicação’, promovida pelo projeto Mostra Identidade Bahia e ministrada pela mestranda em Planejamento Territorial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesb), Milena França, contemplando gestores e profissionais do setor da cultura. A atividade, que ocorre até esta sexta-feira, dia 5, na Casa de Cultura Jorge Amado, tem por objetivo realizar um diagnóstico dos processos, estratégias e instrumentos de comunicação presentes no território; bem como propor a construção de elementos para o debate sobre a democratização da informação e dos meios de comunicação úteis à divulgação e promoção do desenvolvimento sustentável.
Ainda, está aberta à visitação a Mostra Identidade Bahia, também na Casa de Cultura, de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 12 horas e de 14 às 18 horas, e aos sábados pela manhã. A exposição, produzida pela Lima Comunicação e governo do Estado da Bahia, fica em Ilhéus até o próximo dia 17 e está dividida em quatro temas – Paisagem, Cultura, Saberes e Identidade – que apresentam lugares, danças, ofícios e diversos outros elementos da história, tradição e costumes estaduais. A partir do próximo dia 15, terão início os projetos Águia da Cultura e Biblioteca Itinerante. 
E as produções seguem no mês de dezembro. Na quarta-feira, dia 10, a Secult apoia a Palhasseata, em Comemoração ao dia do Palhaço. O evento, promovido pelo grupo de teatro Circo Maktub, vai passar pelas principais ruas do centro da cidade, levando alegrias e brincadeiras aos transeuntes. Já nos próximos, dias 12 e 13 (sexta-feira e sábado), os adeptos do candomblé terão a oportunidade de discutir com especialistas aspectos referentes aos direitos constitucionais dos templos. O projeto Terreiro Legal vai ocorrer no auditório Sosígenes Costa, na Casa de Cultura Jorge Amado. Interessados devem se inscrever na Secult, no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Também na sexta-feira, 12, e no sábado, 13, ocorre o seminário sobre turismo e economia criativa, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ainda, agentes da Secult e da Setur estão fazendo parte de duas missões da instituição nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A proposta é adquirir conhecimento sobre o desenvolvimento das atividades turísticas nestas localidades, especificamente, no que se refere ao trabalho com a economia criativa, para a aplicabilidade em projetos locais.
Natal – Nas duas sextas feiras que antecedem o Natal, dias 12 e 19, o ilheense vai poder contemplar o nascimento de Cristo, a partir da apresentação de corais nas escadarias do Palácio Paranaguá. A Cantada de Natal é promovida pela Prefeitura Municipal, através do Gabinete do Prefeito, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Secult e Setur. Nos dias do evento, serão entoados cânticos religiosos, além de outras canções que se referem à época.  

As atividades culturais da alta temporada ilheense começaram na última semana de novembro, com a apresentação do espetáculo teatral A Conferência, na Tenda Teatro Popular (TPI), produzida pelo OCO Teatro Laboratório, como parte do projeto Verão Cênico. Outra ação foi o lançamento, pela primeira vez fora de Salvador, da revista Boca de Cena, na sexta-feira, dia 28, na Casa de Cultura Jorge Amado. O periódico semestral traz textos, entrevistas, artigos sobre processos criativos, estéticos e éticos com foco nas artes cênicas e no percurso histórico do teatro na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário