AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Serviços do Hospital Régis Pacheco deverão ser ampliados durante reforma do Hospital Regional

Serviços do Hospital Régis Pacheco deverão ser
ampliados durante reforma do Hospital Regional

A secretaria municipal da Saúde de Canavieiras planeja mudanças no atendimento de pacientes no Hospital Municipal Régis Pacheco enquanto o Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus, executa as obras de reforma. Para acertar todos os detalhes dessa transformação, a secretária da Saúde, Roberta Barros, participou, semana passada, em Salvador, de reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), com o secretário estadual da Saúde do Estado da Bahia, Washington Couto.
Durante o encontro, foi manifestada a preocupação dos membros da CIR (do Sul da Bahia) de que os serviços prestados pelo Hospital Regional sejam transferidos para outros equipamento de saúde. Segundo Roberta Barros, para Ilhéus convergem pacientes de toda a região para a realização de procedimentos dos mais diversos, que não são realizados nos municípios de menor porte.
A escolha de outro equipamento de saúde em Ilhéus para realizar esses serviços obteve o consenso entre gestores municipais, entretanto, como a operacionalização é considerada complexa, a decisão ainda depende de novos estudos. Enquanto não é encontrado um substituto para atender a demanda, o próprio Hospital Regional continua recebendo os pacientes de outros municípios.
Em Canavieiras, a secretária Roberta Barros informou que o Hospital Municipal Régis Pacheco vem sendo estruturado para atender novas especialidades, inclusive as que eram normalmente transferidas para o Regional, conforme os termos de pactuação. “Desde o ano passado que o Governo da Reconstrução tem investido em nosso hospital e acredito que parte desta demanda poderá ser atendida aqui mesmo”, reconhece a secretária.
Entretanto, explica a secretária, que para atender essa nova demanda, o Hospital possui capacidade instalada – área física, equipamentos e profissionais médico-cirúrgicos. “Estamos em constante atualização, contratando pessoal especializado e adquirindo novos equipamentos para atender as necessidades do nosso hospital”, afirma a secretária.
A Secretaria da Saúde de Canavieiras solicitou, ainda, à Secretaria Estadual da Saúde, o apoio para a aquisição de equipamentos, com a finalidade de realizar os procedimentos de média e alta complexidade. “Com esta nova configuração, somente enviaremos para Ilhéus os pacientes que necessitem de atendimento complexo de urgência e os casos de alta complexidade que não puderem ser resolvidos em nosso hospital”, frisa a secretária da Saúde.
Informa a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que o corpo clínico do Hospital Régis Pacheco já atende a pacientes de outros municípios, através dos serviços de regulação dessas cidades. “Atualmente estamos realizando cirurgias eletivas em pacientes de cidades circunvizinhas, no sentido de atender as necessidades das secretarias da saúde desses municípios”, explica a Roberta.

O Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras, realiza atualmente procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, sempre às terças e quintas-feiras, e pequenas cirurgias às segundas-feiras. De acordo com o tipo de procedimento, a cada dia poderão ser executadas até 10 cirurgias de média complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário