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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escolas do campo recebem vales-compras para alimentação escolar

Escolas do campo recebem vales-compras para alimentação escolar

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciou na quinta-feira passada, 23, a entrega dos vales-compras para alimentação escolar dos alunos de 30 escolas do campo e à Cantina Central da Rede Pública Municipal de Ensino, que é responsável pelo fornecimento da merenda para sete escolas do setor urbano. Os valores repassados correspondem aos meses de março, abril e maio, beneficiando diretamente mais 1.300 alunos.
Com os vales, os gestores escolares poderão adquirir junto às empresas vencedoras da licitação produtos que fazem parte dos 79 itens registrados, além de gêneros alimentícios fornecidos por associações e cooperativas da agricultura familiar de acordo com o cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas da Assessoria de Alimentação Escolar da SEC. Fazem parte da lista, gêneros secos estocáveis, panificados, leite e derivados, polpa de frutas, carnes e embutidos, a exemplo de mortadela, presunto, calabresa, salsicha e queijo mussarela.
De acordo com a SEC, somente com este segmento das escolas do campo e unidades escolares abastecidas pela Cantina Central são gastos anualmente R$ 107.500,00 provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da complementação feita com recursos municipais. O fornecimento de vales-compras e da merenda pronta deve-se ao fato de que tais escolas são consideradas de pequeno porte e, portanto, não recebem os recursos diretamente do PNAE por meio do Caixa Escolar.
Por outro lado, os diretores de outras 73 unidades escolares do setor urbano que recebem os recursos já estão assinando seus respectivos contratos com as empresas vencedoras da licitação, bem como com as associações e cooperativas da agricultura familiar para o fornecimento dos gêneros alimentícios que fazem parte do cardápio da merenda escolar.

Para as escolas que recebem recursos por meio do Caixa Escolar, a estimativa é que neste ano sejam gastos R$ 1.800.000,00. Mesmo concluindo agora em maio o processo licitatório com a assinatura dos contratos e repasses dos vales-compras, a Prefeitura de Itabuna repassou recursos aditivos às escolas para que os alunos não ficassem sem receber a merenda escolar.

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