AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AFTOSA PROVOCA QUEDA NO PREÇO DO BOI NO PARAGUAI

Paraguai: com aftosa, preço do boi cai, e está mais barato que no Brasil


Em relatório divulgado pela corretora ICAP, podemos ver a rápida desvalorização do preço do boi no Paraguai. No início deste mês, antes da ocorrência da aftosa, os preços do boi paraguaios estavam maiores do que o boi brasileiro. Em 06 de setembro, o preço da carcaça bovina em dólares no Paraguai era maior do que os preços de SP, RS e MS e estava em valorização.

No decorrer do mês, até o dia 20/09 o preço do boi no Paraguai caiu 25% em reação à semana passada. Estava valendo US$4,21 em 13/09 e no dia 20 estava valendo US$3,31.



Importante observar a desvalorização ocorrida também nos países vizinhos ao Paraguai. Em uma semana o valor do boi no Brasil caiu 5% (principalmente pela variação cambial) e no Uruguai 1,4%. No mercado interno na Argentina também houve desvalorização de 1%.



Com o preço no Paraguai mais baixo que no Brasil começa a existir risco de contrabando de gado, o que era economicamente desinteressante há poucos dias, pois o preço paraguaio estava mais caro que no Brasil. Um lembrete e alerta para mantermos e reforçarmos nossos controles na fronteira e de vacinação.

Veja o artigo com análise pré-aftosa, apontando cenário promissor da pecuária paraguaia:

USDA: previsões sobre mercado de carne do Paraguai

Fonte: ICAP (21/09/2011), adaptado pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário