sociais do Nordeste
Debater propostas para a erradicação da miséria no Brasil e preparar uma carta de intenção aos governadores eleitos foram os principais objetivos do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no hotel Náutico, em Porto Seguro.
O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, foi anfitrião da cerimônia de abertura na noite de segunda-feira, 29 de novembro, e recebeu autoridades federais, estaduais e de diversos municípios baianos. “Estamos muito satisfeitos em receber este evento tão importante e esperamos aprender com os técnicos participantes e com os assuntos debatidos. Espero também que tenham um tempo para conhecer nossa cidade e seus atrativos”, afirmou.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, cuja presença estava confirmada na abertura do encontro, não pôde comparecer devido a uma viagem para o Rio de Janeiro, onde se concentrarão ações sociais após a retomada de territórios dominados pelo tráfico de drogas. Ela foi representada pela secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizzotti, que ministrou a palestra “O papel dos municípios na gestão descentralizada do Sistema Único de Assistência Social”.
De acordo com Maria Luiza, 99,4% dos municípios brasileiros já aderiram ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantando políticas de atendimento social à população. “Avançamos muito e hoje é um orgulho saber que as comunidades conhecem e utilizam os serviços dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social )”, comentou.
Das 11 milhões de famílias beneficiadas com o Bolsa Família, 6 milhões estão no Nordeste do Brasil, sendo que o repasse de recursos federais do programa para a região Nordeste foi de aproximadamente R$ 6,2 bilhões entre janeiro e outubro de 2010. No mesmo período, o ministério repassou cerca de R$ 3,9 bilhões para a Bahia.
“Isso significa que temos um grande desafio aqui, principalmente no que diz respeito à gestão dos programas sociais, melhorando os serviços, oferecendo mais qualidade no atendimento e entendendo as necessidades dos nossos territórios”, explicou.
Também participaram do encontro o representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Aroldo Andrade; a presidente do Congemas, Ieda Castro; a articuladora do Congemas no Nordeste, Maísa Rodrigues; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, Élio Brasil; o deputado estadual, Yulo Oiticica, além de representantes do Congemas de todo o Nordeste, prefeitos e secretários de Assistência Social de diversos municípios. A Orquestra Sinfônica do Descobrimento e o Grupo de Jovens Indígenas Pataxó realizaram apresentações musicais e culturais, encantando os presentes.
O próximo encontro do Congemas, desta vez em âmbito nacional, está previsto para os dias 18 a 20 de abril, em Belém, no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário