AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Universidade Estadual de Santa Cruz retoma processo Estatuinte

 Universidade Estadual de Santa Cruz retoma processo Estatuinte

 O novo estatuto visa refletir sobre a universidade atual e os caminhos necessários para a construção da Uesc do futuro

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deu mais um passo importante rumo à atualização do seu estatuto. Em reunião do Conselho Universitário (Consu), foi empossada a nova Comissão da Estatuinte, responsável por conduzir os trabalhos de revisão e elaboração do documento que define as diretrizes da instituição.
A comissão é composta por representantes de diversos segmentos da comunidade acadêmica. O professor Ronan Xavier Corrêa, foi nomeado presidente da comissão, que conta com os seguintes membros: Elida Paulina Ferreira (titular); Aprígio Augusto Lopes Bezerra (suplente); José Montival de Alencar Júnior (titular); Fernanda Silva Vilas Boas (suplente); Shauan Keven Rocha Fontes (suplente) Representam o Consu.
Representando a Administração Superior da Universidade estão; Ronan Xavier Corrêa (titular); Eduardo Silva Palmeira (suplente); Marcelo Inácio Ferreira Ferraz (titular) e Jorge Eduardo Zaidan Nassari (suplente). Pela Associação de Docentes – Adusc: Marcelo da Silva Lins (titular) e Luiz Henrique dos Santos Blume (suplente). A Associação de Servidores – Afusc: Rafael Bertoldo dos Santos (titular) e Carmen Silvia Silva Camuso Barros (suplente). São representantes do Diretório Central de Estudantes – DCE: Camila da Silveira Pereira (titular) e Pedro Henrique Ribeiro Santos Messias Marinho (suplente) e pela Associação de Pós-Graduados da Uesc: Luzia Almeida Couto (titular) e Ian David Araújo Cruz (suplente).
Durante a reunião, o professor Ronan Xavier destacou a importância do trabalho a ser desenvolvido. “É uma comissão desafiadora, pois caberá a nós realizar audiências com toda a comunidade acadêmica e com representações externas, ouvindo a sociedade em geral. A Uesc é uma universidade que se baseia em decisões colegiadas, o que amplia a participação e fortalece sua autonomia”, afirmou.
“Estamos satisfeitos com a composição da comissão, que inclui pessoas com experiência em processos anteriores. Temos um histórico de caminhada que nos dá certo conforto, mesmo diante dos desafios”, concluiu Ronan Xavier.
Representantes de outras entidades, como o professor Marcelo da Silva Lins, da Adusc, e Rafael Bertoldo dos Santos, da Afusc, além de conselheiros, também ressaltaram a relevância do processo Estatuinte. Foram mencionadas reuniões anteriores com reitores e com a sociedade civil para debater a história da Universidade e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), evidenciando a integração entre a Universidade e a comunidade externa.
O reitor e presidente do Consu, professor Alessandro Fernandes, lembrou que a presença de representantes da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), no Consu, é identificada como um símbolo do envolvimento da sociedade na estrutura da Uesc.
“O processo estatuinte visa refletir sobre a universidade atual e os caminhos necessários para a construção da Uesc do futuro, reafirmando o compromisso da instituição com a democracia, a participação social, inserção e o diálogo”, frisou o reitor Alessandro Fernandes.
Fonte: UESC
Imagem: UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário