AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Recontando histórias populares tem seu lançamento dia 17 de dezembro

 Recontando histórias populares tem seu lançamento dia 17 de dezembro

 O projeto Recontando histórias populares produziu 5 vídeos em formato digital para web a partir de atualizações e adaptações de contos infantis.

A raposa e a onça (9 minutos), conta as artimanhas de Dona Raposa, sua inteligência e habilidade, na tentativa de se livrar de Dona Onça. O sapo e o lobo (9 minutos), narra a história da Raposinha Líria, que se apaixona por um Lobo e se recusa a casar com o raposinho escolhido pelos pais. A onça e o gato (9 minutos), apresenta a tentativa de Pintaleila, uma onça pintada, em renovar seu repertório de pulos, saltos e cabriolas. Ela escolhe um gato como seu professor de capoeira. A partir daí são muitos os aprendizados de Pintaleila. O morcego combatente (7 minutos), é a história de como os morcegos se tornaram animais noturnos. No começo não era assim, eles viviam entre os outros animais durante o dia, e dormindo durante a noite. Mas, uma guerra entre os quadrúpedes e as aves muda tudo na vida de Antônio, o morcego combatente. A mariposa e a borboleta (10 minutos), mostra a tentativa da mariposa Lindóia de se tornar uma borboleta. Não se sabe se por pura admiração ou por inveja mesmo, ela encontra os meios de se tornar uma linda borboleta. Mas, não por muito tempo.
Recontando histórias populares é um projeto dirigido por Tânia Barbosa, atriz e diretora teatral que se dedica à criação de arte voltada para as infâncias. Durante a pandemia foram produzidos mais de 10 vídeos digitais publicados no TPIFLIX – canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus. Agora, serão lançados mais 5 vídeos que contam com música original e trilha sonora de Pablo Lisboa, produção de Márcia Mascarenhas e Tânia Barbosa, edição e efeitos visuais de Ruan Lisboa, roteiros de Romualdo Lisboa, pós produção de Ana Mendes, intérprete de libras Indiara Rosa, audiodescrição Ruan Carlos, atrizes contadoras de histórias, Tânia Barbosa e Márcia Mascarenhas.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Lançamento
Hoje, dia 17 de dezembro, acontece o lançamento dos vídeos na Escola Municipal Dom Valfredo Tepe, no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus. Também no dia 17 de dezembro, os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube do Teatro Popular de Ilhéus, o TPIFLIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário