GRAPIÚNA TEM
ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA MITHOS
Como não reproduzir um texto, escrito
por uma das pessoas que dará continuidade a minha descendência, publicado na
edição da MITHOS, que aborda temas inerentes à História Antiga e Medieval, editado
e impresso pela Ethos Editora.
Nessa edição, o tema abordado foi: “DOSSIÊ
“A MORTE DESVENDADA: PERCEPÇÕES SOBRE O ALÉM NO MUNDO ANTIGO E MEDIEVAL”.
O texto publicado na inicia na página
138 e finalizado na página 153, da MITHOS pode ser lido abaixo em toda sua íntegra:
A GUERRA DE
TRÓIA E OS CADÁVERES DISPUTÁVEIS
Jacquelyne Taís Farias Queiroz*
Resumo: Durante os quase dez anos da
guerra de Tróia surgiram outras circunstâncias e situações que levaram os
gregos e troianos a lutar. Entre tantos outros motivos encontramos os combates
longos, árduos e que provocaram muitas mortes em torno da defesa, do ultraje ou
do intento de sequestro de cadáveres. Nos cantos XVI e XVII da Ilíada, Homero
nos descreve a luta em torno de alguns cadáveres. O comportamento dos homens e
das divindades diante desses cadáveres nos revela os códigos de conduta e de
honra da sociedade grega do século VIII a.C.
Palavras-chave: Ilíada. Cadáver.
Ultraje.
Abstract During the almost ten years of
the war surged other circumstances and situations that made Greek and Trojan
fight. Among them it is possible to find the lengthy hard fighting that caused
a lot of deaths for the defense, outrage or for the corpses kidnapping. In the
16th and 17th chants from Iliad, Homer describes the fight around the corpse.
The men and gods behavior about these corpses show us the code of conduct and
honor of Greek society in 8th century b.C.
Keywords: Iliad. Corpse. Outrage.
* Mestre em
Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB). Professora Auxiliar da
Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII, Eunápolis, BA).
jacquelynequeiroz@gmail.com
Os poemas atribuídos por Homero têm
muito a nos revelar acerca de alguns códigos de conduta da sociedade da grega
arcaica. A Ilíada narra uma guerra que durou dez anos sendo motivada pelo rapto
de Helena por um troiano. Esse rapto foi o estopim inicial, porque em meio a
essa guerra muitas outras razões surgiram e em muitos momentos foram até
norteadas por outras questões, como: demonstrar a honra, desonrar alguém, obter
espólios, tomar o prêmio de guerra de um companheiro, mostrar que tinha valor
enquanto guerreiro e também lutava-se por cadáveres.
Isso mesmo, cadáveres. Os interesse e
interferências dos deuses e as lutas entre aqueus, troianos e divindades em
determinados pontos da Ilíada se deram bravamente, foram visceralmente
motivadas em torno da posse de cadáveres. Sem economizar na quantidade de
versos, Homero descreve esses acontecimentos com riquezas de detalhes. Também
percebemos a sua preocupação em nos narrar o som das armas ricocheteando, a agonia
e a morte dos homens em torno desses corpos sem vida.
Vamos nos ater aqui especialmente aos
cantos XVI e XVII da Ilíada. O canto XVI é conhecido como Patrocléia, em geral
se referem a ele com tal nomenclatura por descrever os feitos de Pátroclo em
campo de batalha através de uma grande chacina (NUNES, 2009. p. 361). Já no
canto XVII são descritos os feitos heroicos de Menelau, onde são reconhecidos
(pelos aqueus e troianos) o seu valor de bravura e a sua reafirmação enquanto
áristos através da manifestação de respeito e temor por parte dos troianos.
Nos propomos a identificar nesses cantos
a preocupação em torno dos antifunerais e espoliamento das armas em relação a
três personagens heroicos: Sarpédone, Cebríones e Pátroclo. Homero se atém a
retratar em quase dois mil versos a luta entre aqueus, troianos e a preocupação
dos deuses pela posse de cadáveres como se estes fossem bens preciosos. E até
mesmo porque não afirmar como prêmios de guerra? Porque alguns cadáveres foram
disputados como verdadeiros tesouros até as últimas consequências
Nessa perspectiva ao nos questionarmos:
Por que luta-se para obter e ultrajar um cadáver se tantos outros morreram na
guerra tal qual este por quem se luta? Por que uma divindade ordena o rapto de
um cadáver para garantir-lhe o rito fúnebre sendo que este deus jamais passará
por tal experiência? Um homem em meio à guerra pode se ver obrigado a proteger
um cadáver ou esse ato é somente motivado por consideração, afeto e indignação?
Porter (2011, p. 297) nos fala que o
corpo não pode ser tratado e visto pelo historiador somente no âmbito
biológico, mas que deve ser encarado como um resultado de sistemas e sinais
sociais. Então talvez buscando as respostas para tais indagações teremos a
oportunidade de perceber melhor os códigos de conduta sociais e guerreiros que
regiam a sociedade grega do século VIII a. C.
Também ao analisarmos como os gregos
tratavam os seus mortos, através do respeito e a oferta dos ritos fúnebres, da
luta em torno desses corpos e ultrajes realizados nos cadáveres, podemos
compreender o código de valores que norteiam a moral dos guerreiros que
buscavam em campo de batalha espólios de guerra e prêmios, mas também ansiavam
por honra, glória e imortalidade.
O rapto divino de Sárpedone
O canto I da Ilíada apresenta a seguinte
situação: Aquiles se encontra muito aborrecido porque Agamêmnon lhe tomou o seu
prêmio de guerra, a escrava Briseide. Aquiles tinha um prêmio diferenciado em
relação aos outros companheiros de combate, uma bonificação à altura de sua
importância enquanto guerreiro; porque a sua presença e a de seus companheiros
Mirmídones na batalha faziam a guerra pender a favor dos aqueus. Tal
reconhecimento foi materializado na figura de Crises demonstrando que em termos
de hierarquia Aquiles era superior em relação aos demais aqueus.
Se sentindo afrontado por não ter o seu
valor reconhecido enquanto guerreiro, Aquiles decide retirar a si e os
Mirmídones da peleja. Os guerreiros aqueus logo sentem a ausência provocada por
Aquiles e os troianos avançam em direção às naves do aqueus. Se continuassem
naquele ritmo em pouco tempo os troianos venceriam a guerra e os aqueus
retornariam humilhados para seus lares.
Aquiles havia alcançado o seu objetivo,
demonstrando que a sua presença e a dos Mirmídones na guerra era importante,
fundamental e que fazia diferença. Desta maneira também provar que ele não era
um comum, que ele se ressaltava em importância entre os outros aqueus. Queria
ressaltar a qualquer custo a sua superioridade nem que isso significasse a
derrota dos aqueus pelos troianos.
Já no Canto XVI percebemos as
consequências do ultraje sofrido por Aquiles, pois este ainda se faz
irredutível até o momento em sua decisão, pois se nega a ajudar os aqueus.
Porém acaba cedendo a um pedido de Pátroclo, permitindo a este usar as suas
armaduras e comandar os Mirmídones com a seguinte condição: lutar somente até
afastar os troianos das naves dos dânaos e não a se aproximar em ocasião alguma
dos muros de troianos.
Pátroclo entra em campo de batalha e
mata dez troianos com fúria (Ilíada, XVI, 399-418). A sua ação chama logo
atenção de ambos lados da guerra. Sarpédone percebe que por conta da atuação
feroz de Pátroclo os guerreiros Lícios começam a recuar e por isso decide ir ao
seu encontro:
Sarpédone, quando viu os
couraças-sem-cinto
seus camaradas, mortos pela mão de
Pátroclo
Menécio, reprovou os Lícios
quase-deuses:
“Que vergonha! Para onde fugis, Lícios,
à hora
de mostrar a que vieste? Vou ao encontro
eu
mesmo desse homem. Quero saber quem é o
forte
que a tantos causou males e quebrantou
os joelhos!”
Disse. E saltou do carro ao solo,
todo-em-armas.
Pátroclo apeia da biga, ao vê-lo; feito
abutres,
garras-em-gancho, bicos recurvos,
brigando
num rochedo elevado, aos guinchos, eles
dois,
opostos um ao outro, embatem-se,
gritando”.
(Ilíada, XVI, 419-430).
Sarpédone era guerreiro valoroso e
corajoso. Mesmo Pátroclo já tendo matado muitos homens, isso não o desencorajou
ou o fez titubear frente ao inimigo. Homero iguala os dois, comparando-os a
aves prontas para o ataque sem temor algum. Sarpédone mostrou o seu valor
diante dos homens aos quais comandava, não tendo medo, nem correndo da morte,
mas justamente indo ao seu encontro (VERNANT, 1978, p. 40).
Zeus, vendo a bravura do seu filho a
quem chama de “meu Sarpédone” (Ilíada, XVI, 434) lamenta a sua morte. O Crônida
acaba confessando a Hera o seu desejo em retirar o seu filho com vida do campo
de batalha. A deusa Hera o repreende, dizendo que se realmente ele sente afeto
verdadeiro por Sarpédone deixe então que “seja prostrado sem vida na pugna
terrível pela potência de Pátroclo” (Ilíada, XVI, 451-452).
Segundo Mossé (1989, p. 47) sucumbir em
combate para um herói representa a honra suprema, ter uma bela morte. E na
atitude de Hera percebemos esse valor que permeia a honra guerreira, seria
muito mais nobre e glorioso morrer jovem em campo de batalha em uma luta árdua,
pelas mãos de outro forte e temido guerreiro do que morrer já em avançada idade
na paz de seu lar. A deusa sugere ainda que ao Sarpédone cair morto, Zeus
remova o cadáver do filho e o envie para a Lícia para poder receber os devidos
ritos fúnebres das mãos de seus parentes.
Continuando a luta homicida, Sarpédone
arremessa uma lança que fere superficialmente o ombro de Pátroclo. Revidando o
ataque, Pátroclo dispara o seu dardo e “no coração de Sarpédone entrou, onde
envolve o diafragma. Ei-lo que tomba por terra, tal como carvalho, ou pinheiro”
(Ilíada, XVI, 481-482).
Glauco, escudeiro de Sarpédone, se
encontra ferido com gravidade no ombro, sem forças para agir, pede ao deus
Apolo que o cure para ajudar a “livrar o cadáver do inimigo” (Ilíada, XVI,
526). Com a saúde e o ânimo reestabelecido ele consegue avisar a Heitor e com
censura lhe fala:
Muito esquecido, sem dúvida, Heitor, dos
aliados te encontras,
que tua causa aqui morrem, distantes da
pátria querida
e dos amigos. Não levas jamais a nenhum
teu auxílio.
Morto se encontra Sarpédone, o chefe dos
Lícios guerreiros,
[...]
Vamos, amigos, para onde o cadáver se
encontra; indignai-vos
no coração de que as armas lhe dispam e
o corpo os Mirmídones
lhe encham de opróbrio, irritados por
causa de tantos Aquivos
que, junto às naus, nossas lanças à
Morte funesta levaram.
(Ilíada, XVI, 540-547)
A fala de Glauco dá indícios para
compreendermos algumas questões. A primeira delas é acerca da preocupação em
relação as armas de Sarpédone, pois aquele que as possuir alcança a glória
entre os seus afirmando talvez que possui as armas de um valoroso guerreiro que
encontrou a morte em suas mãos. Porém, esse fato não é interessante estar
associado à memória do morto perante a coletividade.
O que moveu Heitor foi a preocupação de
sua imagem e da sua autoridade perante os combatentes troianos que comandava e
aos guerreiros de outras localidades que os apoiavam, principalmente os
advindos da Lícia. Pois a depender da maneira que Heitor se comportasse diante
do cadáver (ignorando, ultrajando ou lutando pela posse) de Pátroclo, ele
poderia obter maior ou menor respeito.
Então podemos perceber que Heitor não
teve alternativa, pois para continuar tendo o apoio dos guerreiros à sua volta,
ele teve que se lançar à luta pelo cadáver de Sarpédone.
Segundo Vernant (1989, p. 82) um
guerreiro se torna importante quando ele é lembrado em meio à massa de defuntos
desconhecidos dos guerreiros que lutaram na Guerra de Tróia e nem ao menos
foram citados por Homero. Porque teoricamente não se destacaram, não possuíam
ou não manifestaram uma característica que os fizessem excepcionais, não
realizaram um feito heroico que proporcionasse destaque diante dos demais, não
eram reis ou filhos de algum rei ou divindade.
Por isso o cadáver de Sarpédone era tão
importante nesse sentido, pois em vida ele foi rei da Lícia, era corajoso,
destemido e ainda era filho de Zeus. Tais características faziam o seu cadáver
se tornar valioso e objeto de disputa, seja com o intento de honrá-lo ou desonrá-lo.
Homero menciona que Sarpérdone “Embora
estrangeiro, ele era o baluarte de Ílion, [...] o melhor de seus muitos
guerreiros” (Ilíada, XVI, 550-551). Tais elogios também podemos observar na
fala de Pátroclo ao Ajazes, pois ele se refere ao inimigo como “o valoroso
Sarpédone” (Ilíada, XVI, 559). Iniciando-se a peleja pela posse do cadáver:
Lícíos e Teucros de um lado, Argivos e Mirmídones do outro.
Os Argivos e Mirmídones tinham a
intenção de obter o cadáver para lhe despir das armas e ultrajá-lo, mutilando o
seu corpo, e lhe negando os funerais. Já os Lícios e Teucros querem adquirir o
cadáver para evitar que lhe despojem as armas, para proteger dos ultrajes e
para lhe ofertar todas as honras fúnebres que cabe a um rei receber.
Homero nos diz que “iniciaram terrível
peleja ao redor do cadáver. Era indizível o estrondo das armas” (Ilíada, XVI,
565-566) e ainda menciona que a peleja envolvia tantas pessoas que o som dos
escudos e dos gládios se batendo poderia ser comparado ao barulho dos golpes
dos lenhadores que derrubam as árvores (Ilíada, XVI, 633-634). Ainda acerca da
insistência dos guerreiros de ambos lados da guerra em obter o cadáver, Homero
faz a seguinte comparação:
Movimentam-se todas à volta do corpo, do
mesmo
modo que moscas volteiam no estáb’lo ao
redor das vasilhas,
na primavera, no tempo em que o leite
transborda dos tarros.
Dessa maneira apinhavam-se em torno do
morto. Zeus grande
não afastava da pugna terrível o olhar
penetrante.
(Ilíada, XVI, 641-645)
Zeus aflito acompanhou toda a luta em
torno do corpo de seu filho Sarpédone, para poder intervir se caso necessário.
O Crônida permitiu que o cadáver de Sarpédone fosse alvo de disputa, para que
alta glória maior ainda ele pudesse atingir mesmo depois de morto. Tal disputa
transformou o seu cadáver em um prêmio valoroso.
A batalha continuou e muitos perderam a
sua vida em luta por um cadáver, pois “Fora impossível, embora a indivíduo
avisado, a Sarpédone reconhecer, porque o corpo se achava, dos pés até a
fronte, completamente coberto de pó, de sangueira e de tiros.” (Ilíada, XVI,
638-640). Vamos aqui lembrar que o corpo de Sarpédone não se encontrava sujo de
seu próprio, mas do sangue dos inúmeros homens que morreram no intento de obter
o seu cadáver.
Despois de luta árdua os aqueus ganham
vantagem e tiveram a oportunidade de retirar a armadura do corpo de Sarpédone.
Isso chama a atenção de Zeus que começa a temer que os aqueus se apoderem do
corpo de seu filho para praticar ultrajes e por essa razão se dirige a Apolo
com as seguintes palavras:
Febo dileto, retira Sarpédone, logo, do
alcance
dos crebros dardos e o corpo lhe limpa
do sangue anegrado
na corrente de um rio, em lugar bem
distante da pugna;
unge-o com óleo divino, de roupa imortal
o reveste
e aos condutores velozes, depois
encarrega que o levem
o Sono e a Morte, irmãos gêmeos. Sem
perda de tempo estes devem
depositá-lo no solo fecundo e sagrado da
Lícia,
onde os irmãos e parentes exéquias
condignas lhe façam,
com cipó e túmulo, as honras devidas a
quantos se extinguem.
(Ilíada, XVI, 666-675).
Vernant (2006, p. 45) menciona que
existiu uma oposição radical entre os deuses e os homens. Os primeiros são
athanátoi (imortais), enquanto os homens são brotoí (perecíveis), destinados a
adoecer, a envelhecer e a morrer. Ainda o autor nos apresenta Zeus como o deus
da justiça, da exata repartição das honrarias e do respeito aos privilégios que
cabe a cada um.
Zeus é imortal e não vai utilizar os
ritos fúnebres. Mesmo assim a sua preocupação é notória em garantir que seu
filho Sarpédone receba funerais. Por que a sua preocupação o leva a ordenar que
dois outros deuses retirem o corpo de seu filho do meio da peleja?
Justamente por ser mortais os homens têm
ritos fúnebres e tais ritos sãos seus privilégios exclusivos. Então, nesse
caso, Zeus garante que Sarpédone receba as honras fúnebres, porque é a parte
que cabe a ele enquanto mortal. Como nos fala Malta (2000, p. 145), a não
realização do funeral faz com que o morto fique sem esse privilégio. Por isso
que Zeus ordena que o deus Morte (Thânatos) e o deus Sono (Hípnos) retirem o
corpo de Sarpédone e entregue aos seus parentes na Lícia para lhes conceder os
funerais de direito.
A outra questão é garantir a honra e a
superioridade do guerreiro na memória dos vivos através de seu funeral; ou
seja, reafirmar mesmo depois de morto a sua areté (virtude); pois como nos
lembra Pires (2006, p. 107), a areté é o elemento que vai reforçar a
superioridade distintiva do heroi.
O corpo de Cebríones também se torna
alvo de disputa
Durante o combate pela posse do corpo de
Sarpérdone, Pátroclo mata oito homens e Homero nos fala que ele não matou mais
porque muitos fugiram (Ilíada, XVI, 692-697). Vamos nos lembrar que o motivo
que impulsionou Sarpédone a lutar com Pátroclo foi o fato dele já ter matado
outros dez homens em campo de batalha. O que nos leva a deduzir que Pátroclo em
seu primeiro dia de batalha tem um desempenho notável e mata sozinho dezoito
homens.
Pátroclo está tão enfurecido e
indomável, que este ignorou as instruções de Aquiles, em que delimitava a sua
atuação em somente repelir os troianos de maneira que não se aproximassem das
naves dos aqueus e ainda o advertiu para não se abeirar dos murros de Tróia.
Enlouquecido, fez justamente o contrário, quase tomou Tróia se Apolo não
tivesse dado vários golpes no escudo de Pátroclo nas três vezes que ele tentou
escalar os seus muros (Ilíada, XVI, 689-704).
Atiçado pelo deus Apolo, Pátroclo
combate com Heitor e na tentativa de acertá-lo com uma pedra acaba por acertar
Cebríones, irmão de Heitor e também filho do rei Príamo. Pátroclo ao ver o seu
corpo já sem vida no chão
[...] atirou-se a correr para o claro
Cebríones,
como leão cheio de ira, que à Morte
conduz a coragem,
em pleno peito ferido depois de arrasar
um rebanho:
sobre Cebriones, Pátroclo assim te
atiraste, impetuoso.
Nesse entrementes, Heitor, do seu carro,
também já saltara.
Ambos em torno do morto iniciaram
terrível peleja,
como dois leões esfaimados e cheios de
ardor que no cimo
de um alto monte disputam o corpo da
corça abatida.
(Ilíada, XVI, 751-758)
Tanto Heitor quanto Pátroclo correm
simultaneamente em direção ao corpo de Cebríones e lutam como dois leões.
Diferente de Sarpédone que além de ter características notáveis, era filho de
Zeus e rei; Cebríones também é filho do rei Príamo de Tróia, porém nos cantos
XVI e XVII não é mencionado que Cebríones realizou algum ato de bravura ou se
deu cabo de muitos guerreiros em pouco espaço de tempo como Pátroclo. Mesmo
assim, possuir as armas do filho de um rei poderia fazer aumentar a glória de
qualquer guerreiro.
Por isso percebemos que o intuito dos
aqueus é obter as armas do cadáver, enquanto a intenção dos troianos é impedir
que o corpo seja espoliado dessas mesmas armas, tal divergência de intenções
vai ocasionar também forte peleja em torno do corpo de Cebríones.
O desejo em obter o cadáver de Cebríones
era tão grande que Homero nos diz que “Pela cabeça o cadáver Heitor segurou,
sem largá-lo, enquanto Pátroclo o aferra do pé. Os demais combatentes, Teucros
e Argivos, em torno do corpo a lutar continuam” (Ilíada, XVI, 762-764). Mas os
aqueus ganham em vantagem novamente e conseguem despir o corpo de Cebríones de
suas armas. Homero não menciona se os aqueus além de espoliar o cadáver,
ameaçaram ou desejaram realizar ultraje sobre Cebríones.
O cadáver precioso de Pátroclo
Depois que conseguiu despojar as armas o
corpo de Cebríones, Pátroclo volta a lutar contra os troianos e “Por vezes três
comete, como Ares veloz na aparência, com grandes urros; nove homens, três
vezes, sem vida ele prostra” (Ilíada, XVI, 784-785). Na quarta investida Apolo
decide fazer Pátroclo parar, pois sem ser percebido pelo herói, o deus com a
mão espalmada lhe bate em suas costas, causando tontura sem medida. Ainda sem
ser notado, Apolo lhe tira o capacete, couraça e a sua lança é quebrada,
deixando-o vulnerável e aturdido. Enquanto isso, pelas costas um guerreiro
troiano chamado Euforbo, lhe crava uma lança nos ombros. Euforbo, assim como
Pátroclo, estava no seu primeiro dia de luta e havia matado vinte homens
(Ilíada, XVI, 791-813); ou seja, não foi um qualquer, um “sem nome” que
conseguiu ferir Pátroclo, foi um guerreiro que também se sobressaiu em termos
de valor entre os demais.
Vendo Heitor que Pátroclo estava ferido,
apressou-se em lhe enterrar no ventre uma lança. Ferido e fraco, Pátroclo é ameaçado
de ultraje por Heitor, pois promete que “os abutres de Tróia farão bom repasto”
de seu cadáver (Ilíada, XVI, 836). Mesmo sem forças Pátroclo provoca Heitor
dizendo que ele era somente o terceiro a lhe ferir e que se não acaso tivesse a
ajuda de uma divindade, jamais ele seria capaz de matá-lo. Pátroclo ainda
afirma que se viessem vinte troianos de frente os teria matado. Ele respondeu à
ameaça de futuro ultraje ao seu cadáver chamando-o de incapaz, inferior,
desvalorizando assim o seu feito. Depois de ter dito tais palavras “cobriu-o
com o manto de trevas a morte” (Ilíada, XVI, 847-857).
Vamos agora nos ater a seguinte questão:
Quantos Pátroclo matou em seu primeiro e único dia de combate?
Homero menciona no canto XVI da Ilíada
que foram dez homens antes de Sarpédone morrer, oito depois que Sarpédone foi
resgatado a mando de Zeus e vinte e um homens depois da morte de Cebríones; ou
seja, Pátroclo consegue abater trinta e nove guerreiros e ainda lutar em torno
de dois cadáveres. Na guerra Pátroclo mostrou o seu valor, mostrou para que
veio, ele se sobressaiu em relação aos demais, ele fez diferença no campo de
batalha, a sua presença foi interrompida por um deus, no caso Apolo, em dois
momentos distintos. Se não fosse a ação da divindade, Pátroclo teria
conquistado Tróia sozinho e teria matado mais de trinta e nove homens. Pátroclo
se tornou um homem de valor, então, quem não queria o seu cadáver?
Quem conseguisse ultrajar o seu corpo se
afirmaria como superior entre os seus e rebaixaria o ofendido ao patamar dos
animais. Como aqueles que se propusessem a lutar e a morrer para defender o
cadáver de tais ultrajes também teriam o seu quinhão de fama e honra. E desta
maneira os muitos guerreiros dos dois lados da guerra se voltam para o corpo de
Pátroclo, pois ambos desejam ter a posse desse cadáver.
Como dito antes, as ações para ultrajar
ou defender um cadáver são tentativas em demonstrar de certa forma a
superioridade em relação aos demais. Como podemos perceber nos adjetivos utilizados
por Homero ao se referir a Menelau como “O nobre filho de Atreu, [...] valoroso
guerreiro” (Ilíada, XVII, 1), acreditamos que ele foi considerado tão nobre e
valoroso ao ponto de abandonar a batalha rapidamente e “ao redor do cadáver se
pôs a girar, [...] o louro Atrida, desta arte, circunda o cadáver de Pátroclo”
(Ilíada, XVII, 4-6) pronto e armado para matar qualquer um que ousasse sobre
ele colocar as mãos.
Ao se aproximar de Menelau, Euforbo
reivindica as armas de Pátroclo como suas por direito, porque antes dele nenhum
homem havia conseguido ferir Pátroclo. Ele ainda comunica que está disposto
inclusive a matá-lo para adquirir as
armas de Pátroclo e assim alcançar alta glória entre os teucros. Nesse diálogo,
apesar da ameaça de morte, Euforbo é respeitoso com Menelau, pois ao se referir
a ele o chama de “Chefe de homens, de Zeus alto aluno” (Ilíada, XVII, 12). Ele
reconhece a superioridade de Menelau em relação aos outros aqueus e o seu
valor, mas mesmo assim, isso não é empecilho para dizer que está disposto a
matar caso necessário.
Menelau em contrapartida não recua
diante da ameaça de Euforbo e vai ao seu encontro, luta, mata e lhe retira a
armadura. Não sendo impedido por nenhum dos troianos que assistem a tudo com
passividade. Ninguém interveio por temerem Menelau (Ilíada, XVII, 61-69).
Porém, Menelau ao perceber que Heitor
vinha com muitos outros troianos incitados pela notícia que Euforbo jazia no
chão por conta da defesa do cadáver de Pátroclo, Menelau mesmo angustiado deixa
o corpo de Pátroclo desprotegido.
Vamos aqui observar a seguinte questão,
Menelau encontrava-se espoliando Euforbo, um cadáver importante (de alguém que
mesmo aprendiz em seu primeiro dia de batalha já havia matado vinte aqueus, o
primeiro a ferir Pátroclo) e ao mesmo tempo estava a defender o cadáver de
Pátroclo. Ao perceber que os troianos vinham em considerável número em sua
direção, se vê diante de alguns dilemas:
1 – Se ele abandonar as armas e o
cadáver de Pátroclo que lutava por sua causa (pois defendia a honra de Menelau
diante dos troianos por conta do rapto de Helena, sua esposa) e algum dos
aqueus percebesse que ele fugiu deixando para trás as armas de Aquiles e o
cadáver de Pátroclo, talvez ele pudesse ser censurado pelos seus guerreiros
(Ilíada, XVII, 90-93).
2 – Por vergonha82, poderia enfrentar
sozinho Heitor e os troianos, porém logo ficaria cercado e morreria (Ilíada,
XVII, 94-95) e ultrajariam facilmente o corpo de Pátroclo.
3 – Sair e carregar o cadáver de
Pátroclo (Ilíada, XVII, 104-105).
Como vimos antes, ele decide sair
correndo sem o corpo de Pátroclo. Ele não é censurado por sua atitude, pois
Homero menciona que Menelau retrocedeu frente a presença de Heitor e “[...] o
cadáver o Atrida deixou; mas amiúde volta a enfrentar o inimigo. Assemelha-se a
82 O verso que se refere ao momento é: “[...] por ceder à vergonha” (Ilíada,
XVII, 94), na tradução de Carlos Alberto Nunes (2009); porém na tradução de
Haroldo de Campos (2002) para o mesmo termo ele utiliza por significado “brio”.
leão majestoso, que do curral é enxotado
por cães” e que o seu “[...] coração valoroso sentindo no peito
angustiar-se-lhe” (Ilíada, XVII, 109-113).
Menelau consegue encontrar Ajaz e
comunica-lhe acerca da morte de Pátroclo e pede “[...] ao menos levemos para o
alto Pélida [Aquiles], nu, como está, porque Heitor despojou-o das armas
brilhantes” (Ilíada, XVII, 120-122). Com essa notícia Ajaz corre junto com
Menelau para onde se encontrava o corpo de Pátroclo e se depara com a seguinte
cena:
Pós ter despido o cadáver de Pátroclo,
Heitor o arrastava
para poder decepar-lhe a cabeça com o
bronze afiado
e o corpo, assim mutilado, jogar para os
cães da cidade.
[...]
depois [...] mandando que as armas de
Pátroclo
para Ílio sacra levassem, como alto
sinal de triunfo.
(Ilíada, XVII, 125-131).
Heitor despojou as armas de Pátroclo e
ter em mãos as armas do inimigo não era suficiente. Para completar a sua
glória, Heitor se preparava para decapitar o cadáver de Pátroclo e deixar que
os animais selvagens fizessem de seus restos mortais repasto. Heitor lhe tirou
a vida e também lhe queria tirar a bela morte através do desmembramento de seu
corpo e dificultando a realização de seus ritos funéreos. Vernant (1978, p. 59)
menciona que um cadáver ultrajado era aquele que não possuía sepultura.
Com a aproximação de Ajaz, Heitor
desiste de seu intento de desonrar o cadáver de Pátroclo. Menelau e Ajaz
começam a circundar o defunto para impedir novas investidas. Enquanto isso
Heitor se retira da batalha e vai em direção aos muros de Tróia. Porém ele não
parte sem antes ser duramente criticado por Glauco, lembrando-lhe que sem os
Lícios os troianos sozinhos não teriam condições de proteger os muros de Tróia,
que Heitor praticamente permitiu que o cadáver de Sarpédone fosse entregue aos
cães. Ainda lhe previne que o correto e mais sensato seria Heitor retornar,
lutar e levar o cadáver de Pátroclo para dentro dos muros de Tróia e pedir como
resgate as armas e o cadáver de Sarpédone (Ilíada, XVII, 140-168).
Devemos observar mais atentamente essa
parte da narrativa, pois aos leitores é informado que o corpo de Sarpédone se
encontrava longe dali, em segurança e com a garantia de seus ritos fúnebres na
Lícia. Porém, os seus companheiros não tinham tal informação. Depois de luta
árdua, viram o corpo de Sarpédone desaparecer e isso os levou a crer que o
cadáver estava em posse dos aqueus. Segundo a proposta de Glauco então, o corpo
de Pátroclo era tão valioso para os aqueus que poderia ser utilizado como moeda
de troca pelo corpo de Sarpédone.
Depois de grave censura, Heitor se vê
sem alternativa novamente, pois se decidisse não lutar pelo corpo de Pátroclo
poderia perder o apoio dos guerreiros Lícios e estes poderiam deixar a guerra.
Afinal de contas eles estavam ali lutando por uma causa que inicialmente não
pertencia a eles. Glauco ainda recorda a Heitor uma questão pertinente, que
Sarpédone “foi teu hóspede e amigo” (Ilíada, XVII, 151); ou seja, tinham laços
de amizade. Konstan (2005, p. 36) menciona que na epopeia clássica “a amizade é
concebida como um laço formal em vez de emocional, baseado na obrigação e não
no amor”.
Então Heitor retorna à luta, chama os
guerreiros aliados. Para incentivá-los promete entregar metade da armadura de
Pátroclo para aquele que “conseguir arrastar para Tróia o cadáver de Pátroclo”
(Ilíada, XVII, 231). Já do lado aqueu, Menelau não promete espólios ou prêmios
de guerra e pede que “vinde espontâneos; revolta no peito abrigai ante a ideia
de se atirar o cadáver de Pátroclo aos cães troianos” (Ilíada, XVII, 254-255).
O sentimento de indignação, o desejo
pela recuperação da honra do lado aqueu e a ofensa notória por Páris não
devolver Helena à Menelau, nesse momento, são deixados de certa forma de lado.
O importante, o foco da desavença que motivou muitas pessoas a lutarem reside
agora em um cadáver, no corpo já sem vida de Pátroclo.
Homero nos fala que os aqueus
prontamente se colocaram em volta do corpo de Pátroclo e este ficou protegido
por detrás dos seus escudos. Por vezes os troianos tinham vantagem e um dos seus
conseguia arrastar o corpo de Pátroclo; porém, acabava sendo morto por um
aqueu. As ordens de Ajaz eram sempre as mesmas, que “todos juntos, deviam lutar
ao redor do cadáver” (Ilíada, XVII, 359).
A batalha foi tão intensa que Homero nos
conta que a terra ficou encharcada do sangue dos homens que sucumbiam por conta
da luta pelo corpo de Pátroclo, porque lutavam sem cessar, pois “mata-se,
entanto, sem pausa, ao redor do cadáver” (Ilíada, XVII, 411).
Em muitos momentos “de ambos os lados,
assim, o cadáver puxavam de Pátroclo, em reduzido terreno” (Ilíada, XVII,
394-395). Tanto teucros quando dânaos não recuavam, nem desistiam, pois
afirmavam que preferiam morrer a ter que ter que passar pela vergonha de ceder
a glória para o oponente (Ilíada, XVII, 410-422). Apolo incitava Heitor a não
cessar, enquanto a deusa Atena falava sempre a Menelau que seria uma humilhação
e vergonha permitir “se rasgarem os cães sob os muros de Tróia o companheiro
prestante de Aquiles” (Ilíada, XVII, 556-559).
Depois de árdua peleja, Menelau e Ajaz
suspendem o cadáver de Pátroclo e protegidos pelos demais aqueus conseguem do
campo de batalha transportá-lo, pois:
Como dois mulos robustos, usando máximo
esforço,
trazem, por ínvias picadas, no espesso
dos montes, um tronco
ou viga excelsa para uso das naves, e o
suor e a fadiga
o coração lhe oprime, no afã de o
caminho vencerem:
ambos, assim, o cadáver carregam [...]
(Ilíada, XVII, 742-746).
Apesar das investidas incessantes dos
troianos, finalmente o corpo de Pátroclo é levado em segurança pelos aqueus
para ser entregue a Aquiles que ainda não está ciente da morte e da batalha que
se deu em torno do cadáver do amigo.
Considerações finais
São tantos acontecimentos, diálogos,
evocações aos deuses, mortes e sobressaltos. Mas durante quanto tempo esses
homens lutaram e morreram em torno desses cadáveres? Para responder a nossa
questão evocamos a explicação salutar de André Malta (2006, p. 82), ele nos
explica que é um pouco difícil percebermos a temporalidade da narrativa por
conta da quantidade de ações em poucos versos, mas o fato é que toda a Ilíada
narra somente 52 dias do 9º ano da Guerra de Tróia e que os cantos que vão do
XI ao XVIII se referem apenas ao 26º dia de combate narrado na Ilíada.
Podemos chegar aqui a seguinte linha de
raciocínio: os acontecimentos descritos por Homero em mais de dois mil versos
contidos nos cantos XVI e XVII, ao qual se destinam esse estudo, teoricamente
ocorrem em um único dia. Ou seja, em um único dia se disputaram três cadáveres.
Outra questão é em relação à conduta de
Heitor em relação ao cadáver. Ao observarmos os versos anteriores a esses
mencionados percebemos que após Heitor matar e retirar as armas de Pátroclo,
ele tem o intento de retornar aos muros de Tróia para exibir a sua glória e oresultado
de seus feitos. Ou seja, inicialmente ele não se dispõe por vontade própria a
luta pelo cadáver de Pátroclo. Heitor é persuadido; ou até mesmo coagido por
Glauco a lutar por aquele cadáver. Menelau também teve receio de ser censurado
por algum guerreiro aqueu caso ele abandonasse o cadáver de Pátroclo nas mãos
dos troianos.
Heitor e Menelau se percebiam sem
alternativa diante da decisão de lutar por um cadáver. Enquanto comandantes e
reis teriam que ter atitudes que não pudessem ser repreendidos por seus
guerreiros. Em muitas circunstâncias, ao se depararem diante de um cadáver
valoroso, não o defendia por amor ou consideração, mas porque era uma atitude a
ser tomada enquanto líder. Na epopeia homérica, segundo Vernant (2001, p. 407),
o indivíduo vive e existe pelo olhar do outro, pois “ele é o que os outros veem
dele. A identidade de um indivíduo coincide com a sua avaliação social: da
derrisão ao louvor, do desprezo à admiração”.
Os corpos dos guerreiros mortos também
se tornaram prêmios de guerra. Sarpédone tem as armaduras espoliadas pelos
aqueus, o seu cadáver é levado por Apolo, Morte e Sono para a Lícia. Assim os
aqueus não conseguem ultrajá-lo. Cebríones tem as armas também espoliadas pelos
aqueus; porém, esses não tiveram interesse em obter o cadáver para realizar
ultraje. Pátroclo revela ser um valoroso guerreiro, mata 39 homens em campo de
batalha em seu dia de estreia na guerra. A luta pelo seu cadáver valioso é tão
grandiosa que Homero reserva um canto inteiro para descrever tal disputa.
Depois do estudo e análise dos Cantos
XVI e XVII da Ilíada acreditamos que talvez tenhamos algumas pistas para
respondermos o seguinte questionamento: Quem desejava então disputar um cadáver
na Guerra de Tróia? A depender do valor do guerreiro, todos queriam.
* Mestre em
Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB). Professora Auxiliar da
Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII, Eunápolis, BA).
jacquelynequeiroz@gmail.com
REFERÊNCIAS:
Fontes:
HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos
Alberto Nunes. São Paulo: Ediouro, 2009.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Haroldo de
Campos. Versão bilíngue. São Paulo: Arx, 2002.
Estudos:
KONSTAN, David. A amizade no mundo
clássico. São Paulo: Odysseus, 2005.
MALTA, André. A Selvagem Perdição: Erro
e a ruína na Ilíada. São Paulo: Odysseus, 2006.
______. O Resgate do Cadáver: O último
Canto d’Ilíada. São Paulo: Humanitas Publicações, 2000.
MOSSÉ, Claude. A Grécia Arcaica de
Homero a Ésquilo. Lisboa: 70, 1989.
NUNES, Carlos Alberto. Os Feitos de
Pátroclo (Patrocléia)/Resumo. In: HOMERO. Ilíada. Tradução de Carlos Alberto
Nunes. São Paulo: Ediouro, 2009, p. 361.
PIRES, Francisco Murari. Mithistória. v.
1. São Paulo: Humanitas, 2006.
PORTER, Roy. História do Corpo. In:
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UNESP, 2011, p. 297-333.
VERNANT, Jean-Pierre. A Bela Morte e o
Cadáver Ultrajado. Revista Discurso, n. 9, p. 31-62, 1978.
______. Entre o Mito e Política. São
Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.
______. L’Individu, la mort, l’amour.
París: Gallimard, 1989.
______. Mito e religião na Grécia
Antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
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