AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

sábado, 2 de abril de 2016

Inaugurado em Ilhéus o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua

Inaugurado em Ilhéus o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua

Sediado no antigo Pontalzinho, Conquista, o equipamento contará com 50 leitos, diversas oficinas e uma vasta equipe multidisciplinar.

O Município de Ilhéus ganhou na manhã de quinta-feira, 31 de março, um importante equipamento com a abertura do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua. O abrigo institucional, cuja inauguração foi prestigiada por diversas autoridades, técnicos governamentais e lideranças comunitárias, fica localizado na rua Vereador João Batista de Souza (antigo Pontalzinho), 178, Conquista. Ao todo, o espaço possui 50 leitos, vai oferecer diversas oficinas e já conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar.
O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, explicou que o espaço, primeiro desse tipo na região, fará um trabalho permanente de acolhimento das pessoas que estiverem em situação de rua. Para isso, disse o titular da SDS, elas precisarão atender a alguns critérios detectados inicialmente pela equipe de abordagem do Centro Pop, que é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. “A partir desse momento, se tiver o perfil adequado, o morador de rua virá para cá e poderá ficar neste espaço por um período máximo de seis meses, tendo direito a todas as principais refeições do dia, incluindo café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia”, acrescenta Ocké.
Durante a entrega do novo equipamento, o secretário municipal declarou que, além de acolher o morador de rua, a equipe oferecerá diversas oficinas e trabalhará questões fundamentais para a retomada da cidadania desse público. “Trabalharemos diariamente a questão do fortalecimento dos vínculos familiares, o resgate da autoestima e, até, as possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, completou.
Representando o prefeito Jabes Ribeiro, o vice-prefeito do município e coordenador da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, Carlos Machado (Cacá), destacou a importância do serviço. “Mais do que tirar essas pessoas das ruas, a proposta é oferecer a elas a possibilidade de uma retomada de caminho, onde haja condições de saúde, cidadania e dignidade”, comentou.
Público - A coordenadora do espaço, a assistente social Lia Andrade, lembrou que o abrigo institucional integra o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e é um serviço de alta complexidade. Ela enfatiza que o abrigo acolherá adultos, mas, a depender da situação, também poderá receber crianças que se encontrem na companhia de seus pais e mães. “Neste caso, após o atendimento adequado, faremos o encaminhamento para os órgãos competentes, como o Conselho Tutelar e a Vara da Infância”, esclareceu.



A coordenadora destacou, ainda, que para ser recebido pelo abrigo institucional, o morador de rua precisa atender a determinados critérios. “No início, nós teremos uma demanda livre e encaminhamentos de outros órgãos, entidades e instituições, mas sempre atendendo a alguns preceitos”, avaliou, acrescentando que se encontra em curso a elaboração de um protocolo de encaminhamento e acompanhamento, que vai valorizar as atuais políticas públicas voltadas para o setor, as diversas ações de cunho social e a garantia de vários outros direitos.
Oficinas - Sobre as ações que serão oferecidas pelo espaço, Lia Andrade salientou a realização inicial das oficinas de Identidade (resgate da autoestima), Redução de Danos (muitos moradores de ruas fazem uso de substâncias psicoativas), Esportes (incluindo diversas modalidades) e Alfabetização.

A equipe multidisciplinar do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias em Situação de Rua de Ilhéus é composta, entre outros profissionais, por assistente social, psicóloga, psicopedagoga, facilitador de arte, facilitador de esportes (incluindo diversas modalidades), orientador educacional, auxiliar de serviços gerais, cuidador, cozinheiro, motorista e auxiliar de administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário