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quarta-feira, 12 de março de 2014

Escolas em Itabuna adotam aulas de campo para melhorar o desempenho dos alunos

Escolas em Itabuna adotam aulas de campo para melhorar o desempenho dos alunos
Nova prática pedagógica prevê melhoria no desempenho dos alunos dentro e fora da escola e contribui para a compreensão do espaço sociocultural
Cada vez mais a preocupante situação educacional no país faz com que diretores, coordenadores e professores se vejam diante da necessidade de renovar e reforçar suas práticas metodológicas dentro e fora das salas de aula, com o intuito de trazer melhores resultados de conhecimento aos seus alunos, sempre se preocupando com o desempenho de cada um.
Nesse caso, para tornar possível essa mudança e tirar o aluno da comodidade das salas de aula, muitas escolas aplicam as chamadas “aulas de campo”, que é uma prática de grande importância para o estudante na compreensão e leitura do espaço geográfico, possibilitando a unificação da teoria e da prática, se baseando em propostas interdisciplinares.
São lições praticadas fora da sala de aula, de forma que favoreçam a interação disciplinar por meio do uso de temas socioculturais que são relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da realidade. Essas aulas permitem aos alunos relacionar diversos conceitos, valores, procedimentos e atitudes às suas práticas cotidianas.
As aulas de campo são bem diferentes, já que valorizam a interatividade, de maneira criativa e prazerosa, permitindo que professores e alunos estreitem laços de confiança e amizade, permitindo trazer esses sentimentos de volta para a sala de aula e até para fora da escola.
De acordo com Cynthia Ferreira dos Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, “o conhecimento é construído através de vivências, aliando teoria com a prática”, destaca. Por isso, pensando num melhor desempenho do corpo estudantil, as aulas de campo possuem uma boa importância, tendo em mente o impacto positivo sobre cada aluno. “Com isso conseguimos atrair o interesse dos alunos, onde aula dada é aula estudada”, finaliza Cynthia.

Aulas desse tipo já são práticas metodológicas de boa parte dos professores no país. A melhoria do desempenho dos alunos e a espontaneidade adquirida depois das aulas de campo são alguns dos benefícios mais visíveis. Já dentro das salas de aula, há um retorno muito mais amplo, trazendo uma realização maior aos profissionais da educação e aumentando a relação entre alunos e professores.

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