Santa Casa de Itabuna comemora
95 anos de fundação
No próximo sábado (28), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna comemora 95 anos de fundação, período marcado pelo crescimento e consolidação da instituição filantrópica de saúde como referência para todo interior da Bahia. O provedor Éric Ettinger definiu programação estratégica para a data. Com três hospitais, um plano de saúde, uma escola técnica e um cemitério, a Santa Casa de Itabuna se mantém presente em todas as fases da vida do povo grapiúna, do nascimento ao desenlace corporal.
De acordo com a programação, a comemoração dos 95 anos será aberta na noite da sexta-feira (27), às 20 horas, quando uma solenidade festiva será realizada no auditório Paulo Bicalho do Hospital Calixto Midlej Filho. Durante o evento, uma apresentação panorâmica deverá contar a história e atual cenário da Santa Casa de Itabuna e suas unidades institucionais. “Será um momento de reflexão sobre o que conquistamos nestes 95 anos e o que temos para conquistar a partir do apoio de todos”, declarou o provedor Éric Ettinger.
Para o sábado (28), quando, oficialmente, há 95 anos a Santa Casa de Itabuna foi fundada, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Capela do Hospital Manoel Novaes. Presidida pelo Bispo da Diocesse de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, a missa festiva será seguida de um café da manhã para os presentes. “Além desta programação, cada hospital estará desenvolvendo atividades alusivas à data, além de lançarmos o projeto Ano 95, com uma série de programações ao longo de 2012” , declarou Éric Ettinger.
Fundada em 1917 por Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, que assumiu também como primeiro provedor até 1924, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna surge como antigo Hospital Santa Cruz (1922), passando posteriormente a Hospital Calixto Midlej Filho. Ao longo dos anos a instituição incorporou o Hospital Manoel Novaes (1953) e o Hospital São Lucas (2008), além de ter construído o Cemitério Campo Santo (1925), Escola Técnica em Saúde (1986) e Plansul (1993).
Hoje a Santa Casa de Itabuna mantém todas estas unidades em funcionamento e destaca-se pela manutenção de serviços estratégicos de alta e média complexidade, à exemplo do Serviço de Imagem e Diagnóstico, com máquinas de ressonância magnética em capo aberto e fechado, tomógrafos, entre outros equipamentos de última geração; Serviço de Cardiologia, com Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca; Serviço de Hemodiálise e Transplante Renal; Serviço de Cirurgia Vascular; Cirurgia Bariátrica; Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com Ambulatório Oncológico, Quimioterapia, Radioterapia e Cirurgia Oncológica, entre outros destaques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário