Delegação de reitores da ABRUEM visita universidades em Portugal
Uma missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM começou hoje (5), um ciclo de visitas técnicas ligadas ao ensino superior de Portugal. Durante as visitas, que ocorrem até o dia 18, acordos que favoreçam o intercâmbio cultural e a mobilidade acadêmica podem ser fechados.
Para o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, esses acordos são muito significativos. “Nas viagens temos a oportunidade de fechar parcerias com universidades estrangeiras que beneficiam os dois lados. Isso é um passo muito importante para o fortalecimento do ensino superior das IES filiadas à associação’, explica Bastos da Silva.
A programação de visitas prevista para os 29 integrantes que compõem a delegação da ABRUEM passa pelas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Vila Real, Aveiro e Braga.
Roteiro
Em Lisboa, capital e maior cidade do país, a Comitiva irá conhecer as instalações da Universidade Técnica de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Lisboa, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Universidade Aberta e também o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
Na passagem pela cidade do Porto, conhecida mundialmente pelo vinho e patrimônio histórico, a Missão Internacional da ABRUEM conhecerá a Universidade do Porto. Em Coimbra, visita a Universidade de Coimbra, instituição de ensino superior mais antiga do país lusitano.
A bela paisagem natural de Vila Real poderá ser apreciada na visita a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Doro. Em Aveiro, cidade conhecida como 'Veneza de Portugal' os reitores conhecerão a Universidade de Aveiro. Na mais antiga cidade portuguesa, Braga, a delegação realiza visitas à Universidade Católica Portuguesa e à Universidade do Minho.
“Durante as visitas que realizaremos as universidades portuguesas, conheceremos um modelo de educação superior diferente. Isso nos dará uma visão mais ampla e abrirá os horizontes sob as formas que a educação superior pode ser tratada”, destaca Bastos da Silva.
Alunos da UESC na Universidade de Coimbra
Domingo (12), o professor Joaquim Bastos terá um encontro com os 10 Estudantes dos cursos de licenciatura de Educação Física, Biologia, Letras e Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que estão fazendo dupla diplomação na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.
Eles participam do Programa de Licenciaturas Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Universidade de Coimbra (CAPES/UC). O Programa está contido no Tratado de Amizade assinado entre Brasil e Portugal em 22 de abril de 2000 e no Memorando de Entendimento assinado entre CAPES e a Universidade de Coimbra para projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores, nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física, no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/UC.
Sete estudantes estão recebendo bolsa da CAPES e três são beneficiados com bolsa da UESC. Inclui seguro saúde e auxílio instalação, auxílio mensal no valor de 600 euros e passagem aérea. Ao final do período em Portugal os bolsistas retornam para conclusão do curso e receberem o titulo de graduação da UESC e da Universidade de Coimbra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário