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terça-feira, 28 de junho de 2011

ARTIGO DO LEITOR

Corpus Christi
A festa do corpo e sangue de Cristo remonta ao seculo XIII. A última metade do seculo XII e a primeira metade do XIII foram um tempo de contradições em torno do Mistério Eucaristico e do sentido da comunhão. Havia grande descuido com os tarbenaculos e alfaias sagradas, o que denotava duvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, sobretudo fora da celebração, ou seja, nas "' espécies eucaristicas" guardadas nos tabernáculos. O IV Concílio de Latrão (l215) se ocupou do Tema.São francisco de Assis (1226) passou a seus confrandes um grande respeito para com Jesus presente nos tabernáculos e prescreveu cuidados especiais para com Jesus presente nos tabernáculos, altares e sacrários.Dentro desse ambiente hostil, uma religiosa agostiniana, az Beata juliana(1193-1258), na Diocese de Leége, França,teria tido uma visão de Jesus em que Ele pedia uma festa pública ao seu mistério Eucarístico. o bispo diocesano instituiu a festa a nivel regional.Outros bispos o acompanharam.Entre  os teólogos que examinaram as visões da religiosa , estava o futuro Papa Urbano IV que, em 1264, estendeu a festa a toda Igreja com o  nome de Corpus Christi, e dotou a celebração de belíssimos textos poéticos, de intenso cconteúdo teológico, eleborado por Santo Tomas de Aquino,Textos até hoje clássicos.Dos que frequentam a Igreja serão poucos os que não sabem de cor o 9 Tão Sublime sacramento) , sempre cantado antes da benção solene com o Santissimo. O Papa Pio IX, em 1849, em agradecimento ao feliz retorno do exilio, instituiu a festa  do Preciosíssimo Sangue de Cristo e a fixou no dia 1º de Julho. A reforma litúrgica efetuada depois do Concílio Vaticano II uniu as duas festas. A festa de Hoje passou a chamar-se Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, e se celebra ou na quinta feira depois da festa da Santíssima  Trindade ou no domingo seguinte.A festa de Corpus Christi pode e deve ser chamada a festa da presença de Jesus Cristo na comunidade Cristã. Celebra-se  a presença de Cristo na Hóstia consagrade, mas se celebra  sobretudo a Eucaristia como rais e apice da comunidade. Raiz porquem como a planta a comunidade se alimenta e cresce através da Eucaristia. Jesus ao declarar "Pão da Vida" torna-se o ponto mais alto porque a comunidade não tem outra coisa mais preciosa nem outra escada mais segura paranencontrar-sencomseu Deus e entrarnrmcomunhão com Ele. Pela em fé em Jesus cristo,o Cristão encontra no amornde Deus e no dom do Espírito, a garantia da salvação. A Eucaristia é o coração da comunidade cristã, seja no sentido de ser a parte central  que une a todos seja no sentido de ser como faz o coração a distribuidora do sangue da vida comunitária. Assim como podemos dizer que sem a Eucaristia a comunidade perderia sua força de ser, também podemos dizer que sem a Eucaristia jamais a comunidade chegaria a ser ' um coração e uma só alma", uma comunhão com Deus e os irmãos. destinados a viver nosso compromisso, precisamos:
C aridade
R esponsabilidade,
I niciativa
S inceridade
T ernura
O ração
só assim seremos capazes de nos tornarmos pessoas eucaristicas e dizer que a Eucaristia nos faz Igreja, e nos leva a reviver o memorial da nossa fé, paixão , morte ressurreição e ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo.
                                                                                     Pe Osmar Raymundo Mateus


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