AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

domingo, 5 de julho de 2009

PARCERIA ENTRE ITABUNA E ILHÉUS

Itabuna e Ilhéus poderão desenvolver projetos
para investimentos comuns


O primeiro passo para o desenvolvimento de projetos e investimentos numa parceria entre as prefeituras de Itabuna e Ilhéus, duas cidades de médio porte, que são dois importantes pólos regionais e distam 30 quilômetros entre si, foi dado durante um encontro, segunda-feira (29) entre os secretários de Administração, Gilson Nascimento; Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde; Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, e Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário; além do secretário de Governo ilheense, José Nasal, no Centro Administrativo Firmino Alves. Na agenda, a possibilidade de implementação do projeto de mapeamento aerofotogramétrico dos dois municípios, realizado em maio pela empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S/A.
Uma nova reunião deverá ser agendada para os próximos dias, com a participação dos prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo e de Ilhéus, Newton Lima, para discutir o projeto de mapeamento aerofotogramétrico, que vai permitir o planejamento de ações em diversas áreas e elaboração de mapas dos dois maiores municípios do Sul da Bahia, e outras propostas. As duas cidades também poderão montar uma agenda para investimentos em serviços essenciais e até mesmo na realização de obras públicas em comum.
O projeto de mapeamento aerofotogramétrico foi apresentado pelo arquiteto da Base, Guarani Valença Araripe. Ele mostrou o resultado do levantamento contratado pelo Derba, com o objetivo inicial de levantar uma área de 340 quilômetros de rodovias e abrangeu os municípios de Itabuna, que teve 90% do território mapeado; além de Ilhéus,com 80% da área e Buerarema, Itapé, Barro Preto, Itajuípe e Uruçuca, abrangendo no total um espaço de dois mil quilômetros quadrados.
Todo o trabalho foi realizado com apoio de um avião Navajo, equipado com câmeras especiais para fotos coloridas, que fixou sua base de operações no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, onde ficou por 90 dias, aproveitando apenas três dias de sol para realizar seqüências de fotos a quatro mil metros de altura. O material foi apresentado na reunião realizada no Centro Administrativo Firmino Alves.
Guarani Valença Araripe explica que o mapeamento produzido se presta a toda uma gama de atividades de planejamento governamental, inclusive para possibilitar interferências urbanas, elaboração de cadastros e de mapas cartográficos para projetos executivos. “Como o material é em cores, oferece uma capacidade maior de prospecção, inclusive para a verificação de áreas degradadas e que poderão ser recuperadas no futuro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário