AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ilhéus receberá Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma

Ilhéus receberá Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma



Será realizado no hotel Praia do Sol, em Ilhéus, entre os dias 14 e 17 de agosto, o 15º Congresso Brasileiro de Ligas do Trauma (COLT) e 5º Encontro Nacional de Enfermagem do Trauma. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT) e pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), com o apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da Universidade Estadual de Santa Cruz (LATE-UESC) e de outras ligas do trauma do Estado, tem como objetivo discutir assuntos relacionados ao tema e promover a melhoria no atendimento na região.
O COLT Ilhéus 2013 prevê a participação de mais de mil pessoas, entre estudantes e profissionais da área de saúde que atuam no atendimento às vítimas de trauma e emergências. Nos quatro dias do evento, reunirá 4 palestrantes internacionais, 24 nacionais e 30 convidados locais, que se dividirão em mesas redondas, estudos de caso e em 122 apresentações de trabalhos nas modalidades oral e pôster. Entre os convidados, estão o Prof. Raul Coimbra, chefe do serviço de Trauma da Universidade de Califórnia, em San Diego (EUA) e o Prof. Dario Birolini, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional em trauma no país.
De acordo com Diego Moreira Arruba, presidente do CoBraLT, o trauma é atualmente o principal responsável por óbitos na população adolescente e adulto jovem, atingindo um segmento economicamente ativo e exigindo grande aporte de recursos financeiros que poderiam ser destinados para outros setores da saúde. “Ao longo dos anos, temos realizado pesquisas nos municípios de Ilhéus e Itabuna e os dados são assustadores. Eventos como esse são um fórum de debate sobre a realidade do trauma local e nacional, essencial para a veiculação de problemas e possíveis soluções para as mesmas. Dessa forma, o caráter pedagógico do evento possibilita um meio de formação e conscientização desses futuros profissionais sobre o tema”, completou.
O local
A cidade de Ilhéus será a sede do evento neste ano por conta da viabilidade estrutural e pelo fato de reunir grandes nomes regionais especialistas em trauma. O hotel Praia do Sol foi o local escolhido pela comissão organizadora, por possuir uma infra-estrutura moderna e capaz de atender as necessidades do evento.

Durante o encontro, pretende-se colocar o eixo Ilhéus-Itabuna como capital nacional do trauma, oferecendo à região a oportunidade de debater com os grandes nomes do trauma no Brasil e no exterior as atualizações relacionadas com a terapêutica do paciente politraumatizado, contribuindo para a consolidação da divulgação cientifica na região sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário