AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

COLABORADOR


Água, por que economizar? Será que um dia vai acabar?

Estamos vivenciando um momento na historia da humanidade que requer muita atenção. Todos os dias ouvimos noticias enfatizando a questão da água e seus efeitos na humanidade. Mas por que será que precisamos nos preocupar tanto com essa questão?A resposta é muito simples, além de ser a fonte da vida a água é o berço das civilizações. Se voltarmos um pouco na historia, perceberemos o quanto o curso de um rio influenciava na vida política, na religião e na economia das comunidades. O rio Nilo na África é um forte exemplo dessas influencias, desde os primórdios das civilizações já relatavam ali a importância de suas cheias, o quanto de vida a espreitava a época das inundações, os rituais que eram feitos. E se pararmos um pouco para observar sobre a importância cultural dos rios nos dias de hoje veremos que ainda é muito forte. Todavia o que mudou foi a forma com que a pessoas cuidam das águas... as civilizações antigas tinham admiração pelas águas,veneram, acreditam que ali habitavam Deuses e por isso respeitavam, bem diferente dos tempos atuais em que sujeira combina com rio.

Atualmente 300 milhões de pessoas no mundo são obrigadas a utilizar água do mar e de lençóis freáticos salobros pelo processo de dessalinização da água por falta de água doce. Dos 97,5% de água do planeta apenas 2,5% são de água doce sendo que dois terços disso estão congelados. E ai, será que a água pode acabar? Povos do Quênia percorrem quilômetros todos os dias atrás de um balde d’água. Na favela de Luanda em Angola um saco plástico de água limpa é vendido por 10 centavos de dólar. Será mesmo que água não pode acabar?

Contextualizando para nossa realidade percebemos que a falta de água já é uma verdade, a água já não cai nos reservatórios todos os dias.Os rios estão sofrendo muito com as poluições das cidades.E muitos reservatórios já não mais suficientes para abastecer cidades em crescimento, gerando um forte racionamento.

Diante de tudo isso precisamos acordar. Precisamos acima tudo de conscientização. Quando falo conscientizar é mudar hábitos, porque não diminuir o tempo no banho, por que não escovar os dentes com a torneira desligada... quem sabe consertar o vazamento da torneira...

Uma pessoa que escova os dentes duas vezes por dia e deixa a torneira aberta por apenas um minuto, em um mês desperdiça cerca de 960 litros de água. Uma torneira mal fechada, que desperdiça pouco mais de 1 gota por segundo, joga fora 46 litros de água em 1 dia que ao final de 1 mês somam 1.380 litros de água desperdiçada.Então esta percebendo quanto podemos desperdiçar?

Se aos poucos fomos nos conscientizando será muito importante no resultado final. O seu bolso vai agradecer e a natureza presentear sua futura geração com dias em que um copo de água não seja disputado.

Por Fernando Landulfo-estudante de Engenharia Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário