Emergência do
Base já está funcionando com médico de plantão 24 horas
Ambiente climatizado, equipamentos
novos, limpeza, profissionais requalificados e médicos de plantão 24 horas,
durante toda a semana. Esse é o panorama que o paciente do Hospital de Base
passou a encontrar no Pronto Socorro que foi reaberto para a população na
segunda-feira, 11.
“É impressionante a mudança. Vivenciamos
hoje, após a reforma, uma realidade de hospital particular, em um hospital
público. O Base está mais acolhedor, mesmo com o fluxo maior de pacientes”,
avalia o assistente social Luciano Lopes, que trabalha há cinco anos no Base e
atualmente é coordenador de Serviço Social.
Da mesma maneira analisou a policial
militar Rosimeire Nascimento que acompanhava a sogra medicada e viu bastante
diferença entre a emergência atual e a que ela conheceu há quatro anos, quando
teve um familiar hospitalizado. “A estrutura física é outra. A esperança é que
continue melhorando e expandindo essa melhora” pediu.
A transferência dos pacientes para a
emergência reformada começou na sexta-feira e foi finalizada na seguda-feira.
Há enfermeiros trabalhando 24 horas com a triagem e classificação dos pacientes
de risco, além de médicos clínico geral, cirurgião e ortopedista. “Os pacientes
que apresentem gravidade tem prioridade de atendimento na emergência. As
ambulâncias dos municípios pactuados já não fazem fila na emergência, pois o
atendimento urgente tem sido rápido” afirmou o médico Paulo Bicalho,
diretor-presidente do Hospital de Base.
Paulo Bicalho explica que vai fazer um
trabalho de informação para que a população entenda realmente o que é a
emergência. Ele diz que há uma expectativa de que a emergência deve resolver
todos os problemas de saúde, mesmo exames e consultas. No entanto, estes
procedimentos devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.
“Dessa forma, é necessário explicar que
somente pacientes com problemas graves e urgentes devem procurar a emergência.
Porém, as pessoas com problemas antigos, que demandem consulta, devem procurar
os postos. Se não for assim, o fluxo fica invertido. A Atenção Básica é que
deve encaminhar o paciente para o hospital” orientou o diretor-presidente.
A reforma
As melhorias no Pronto Socorro constam
da reforma geral dos banheiros, salas de espera, atendimento e recepção. Também
foi feita a revisão geral das redes elétrica e hidráulica, recuperação de parte
dos equipamentos e mobiliário antigos, compra de equipamentos e mobiliários
novos e construção de área para atendimento, triagem e gestão de leitos, além
de requalificação dos servidores.
A unidade conseguiu também, em parceria
com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), quatro aparelhos de anestesia, num
investimento total de R$ 249.181,12. Garantiu uma economia de 70% com a
aquisição de uma usina de gás medicinal que antes custava R$ 100 mil por mês e
agora custa R$ 25.500. Investiu R$ 552 mil em 12 respiradores pulmonares e R$
139 mil num gerador de energia com potência de 460 kVA, oito vezes mais potente
que o anterior.
A área onde funcionava a emergência
temporária passa por limpeza geral, pois receberá novos leitos de UTI. A
ampliação é por meio de convênio com o governo federal, cujo projeto já foi
aprovado pelo Ministério da Saúde.
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