AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Agral homenegeia pioneiro e empossa novos acadêmicos

 Agral homenegeia pioneiro e empossa novos acadêmicos

Em solenidade presidida por Samuel Mattos, a Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) realizou, na Loja Maçônica 28 de Julho, mais uma reunião marcada pela homenagem póstuma a Jorge Ribeiro Carrilho, membro fundador da Agral, falecido recentemente, que com o seu trabalho, exemplo e dedicação contribuiu para a consolidação da instituição. Ele também destacou a posse dos novos acadêmicos Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas, Rafael Freire Ferreira e Jacques Hubert Charles Delabie, marcando a renovação do quadro acadêmico da instituição e que “darão, por certo, continuidade ao trabalho dos pioneiros visando o fortalecimento da academia.”
A secretaria executiva da Agral, Josanne Morais Bezerra, fez um retrospecto temporal da contribuição e participação de Jorge Carrilho como um dos fundadores da academia, lembrando que a morte nos fala da vida, a qual nos aponta para um final comum. Ela citou Mário Quintana e Fernando Pessoa, que imortalizou os versos destacando que “Navegar é preciso. Viver não é preciso,” fazendo uma reflexão sobre a vida como um ciclo que se fecha com a morte, não permitindo regras inflexíveis e exigindo sempre novos ajustes a cada dia.
Ela também falou sobre resiliência e renovação, que tem continuidade com a posse de novos integrantes da Agral.
Na mesma reunião foram empossados como membros efetivos Ícaro Emanoel Vieira Barros de Freitas, que ocupa a Cadeira 22, cujo patrono é Ildásio Tavares. Ele foi saudado pelo diretor do Conselho Fiscal, José Carlos Oliveira, destacando sua contribuição à literatura e às ciências jurídicas, como autor de seis livros.
Já Rafael Freire Ferreira, autor de 13 livros em 20 edições, que ocupa a vaga deixada pelo falecimento do acadêmico Odilon Pinto de Mesquita Filho (1948-2021) na Cadeira 27, que tem como patrono Luiz Gama. Ele foi saudado por Ailton Alves Oliveira, seu professor e que o estimulou o seu potencial literário.
Já Jacques Hubert Charles Delabie, autor de vários livros e trabalhos na área científica e de Cartas de Natal (Lettres de Nöel), em parceria com Floriane Rigolot, editado numa publicação bilíngue pela Editus, foi empossado como Membro Correspondente da Agral na França. Ele foi saudado pelo presidente da academia, Samuel Mattos, o qual destacou a sua atuação no campo da ciência e como tradutor para o francês, de obras literárias de autores sulbaianos.
Um aspecto em comum entre os novos empossados da Agral é que todos são professores, com atuação destacada na área universitária e no campo da produção científica. A academia prepara para os próximos meses a posse de seis novos integrantes com a atuação na área da literatura, da comunicação, da música e das artes plásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário