AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A NOVA CASA (DA ESTÁTUA) DE JORGE AMADO

A NOVA CASA (DA ESTÁTUA) DE JORGE AMADO


A Aula Magna da Universidade Estadual do Sul da Bahia (UFSB) foi realizada nesta segunda-feira (08) e o evento contou com a participação de importantes autoridades políticas, entre as quais, o ministro da Educação, Henrique Paim, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Lima e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) esteve representada pelo seu presidente, o professor Roberto José da Silva. A FICC, aliás, brilhou durante o evento, por ter sido a responsável por uma das grandes novidades constantes da sede administrativa da instituição, em Itabuna, que ganhou um atrativo a mais. O campus, que leva o nome de Jorge Amado, filho da terra, foi agraciado com a doação de uma estátua que homenageia o escritor, doação essa feita pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC. A estátua é a mesma que se encontrava na entrada do bairro de Ferradas, local onde o escritor nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância. No final de 2013, foi depredada e precisou ser retirada do local para passar por restauração, financiada com recursos da FICC e realizada pelo artista plástico Diovani Tavares.
Desde que a estátua foi restaurada, o presidente da FICC, Roberto José da Silva, demonstrou preocupação em não permitir que ela fosse destruída novamente, motivo pelo qual buscou sua readequação num local em que estivesse protegida. Assim, resolveu doá-la à UFSB.

Após conversações com o professor Naomar Monteiro, reitor da UFSB, a estátua foi devidamente entregue na última quarta-feira (03), e descerrada no Campus Jorge Amado pelo próprio reitor, pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro da Educação, Henrique Paim, num momento que antecedeu a Aula Magna propriamente dita. O gevernador disse que o monumento “é um dos mais representativos de Jorge Amado já observados até então e que o trabalho de restauração foi muito bem articulado. Se a história da estátua tem um capítulo triste, essa página está mais do que virada com a decisão dos gestores locais de colocarem-na num local que efetivamente a protegerá e conservará o seu papel de honrar a história do escritor e da região Sul da Bahia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário