AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ITABUNA

Controle de Zoonoses alerta para riscos da leptospirose

Em função das chuvas que geralmente ocorrem neste período do ano, a Divisão de Controle de Zoonoses está divulgando um alerta para a população para prevenção à leptospirose em Itabuna. A doença afetou 22 pessoas e resultou em cinco mortes no município este ano.

O coordenador da DCZ, Joilson Rosa, destaca que a população pode colaborar evitando entulhos, com o acúmulo de madeira, telhas e outros materiais. Outra forma de contribuir para evitar a doença é eliminar as sobras de alimentos de cães, gatos e outros animais.

“Além de recomendar para que as pessoas não deixem lixo em latas ou sacos plásticos, há a necessidade de eliminar frestas e buracos que possam servir de esconderijo e passagem para ratos”, enfatizou.

Ele explica que a leptospirose é uma zoonose, causada por uma série de bactérias presentes na urina do rato e que normalmente se espalha em águas empoçadas. As pessoas se contaminam através do contato com a água ou lama de enchentes ou esgotos.

A doença se apresenta em duas fases distintas. Após um período médio de duas semanas desde a contaminação surgem os primeiros sintomas: febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos (mialgia), fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta e gânglios no pescoço. Estes sintomas permanecem de 3 a 7 dias e podem ser confundidos com a dengue.

Na segunda fase a doença evolui e resulta no comprometimento de vários órgãos e do sistema vascular. A moléstia pode ser mortal em 5 a 20% dos casos, principalmente entre idosos e a morte se dá freqüentemente por insuficiência renal.

FONTE: Prefeitura Municipal de Itabuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário