Mais de 700 jovens católicos vindos das cidades de Salvador, Cruz das Almas, Ilhéus, Canavieiras, Petrolina (PE), Jacobina, Conceição do Almeida e Aracajú (SE), estarão reunidos em Itabuna neste final de semana, dias 16 e 17 de outubro, para participarem do Encontro Anual do Movimento Escalada. O objetivo é promover uma maior unificação do Movimento, além de integração e interação entre os jovens que participam do Escalada.
A cada ano, uma cidade da região Nordeste é sede deste encontro. Este ano o tema escolhido para o Encontro em Itabuna é “Escalada Unida em Missão Continental”. As reflexões, palestras e demais atividades programadas estarão focadas no lema “Nossa vocação é missão”. Os jovens, chamados “alpinistas” estarão em sintonia e comunhão com todas as Igrejas Particulares (dioceses) da América Latina e Carbie, empenhadas na Missão Continental, proposta pela Conferência de Aparecida.
No dia 16 a programação será iniciada logo nas primeiras horas da manhã de sábado, com a recepção das caravanas e acomodação dos jovens nas hospedarias. Às 16 horas, na sede da AABB de Itabuna acontece à abertura oficial das atividades, com as boas-vindas, a apresentação do tema e objetivos do encontro, palestras e orações. O retorno dos jovens às hospedarias será antecedido do jantar.
As atividades no domingo, dia 17, serão desenvolvidas na Vila Olímpica de Itabuna. A programação começa às 7h30min, com a Oração da Manhã. Às 9 horas, o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula presidirá a Santa Missa. Em seguida, serão iniciadas as palestras, reflexões e dinâmicas. O encerramento está programado para as 16 horas com a despedida das caravanas. A comissão organizadora é formada pelos alpinistas Maria Eneile, Thiago Cruz, Carla, Diêgo Raniery, Marcos Maya e Ricardo Santana. O Encontro Anual do Escalada em Itabuna conta com o apoio da Rede de Ensino FTC.
O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a “Ser pessoa em clima de oração”.
A cada encontro realizado, os novos alpinistas passam a fazer parte de um grupo de pós, que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia a dia, criando laços de amizade.
Os participantes desenvolvem, também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral. Os jovens do Movimento Escalada atuam diretamente na sociedade, através de ações sociais frente às instituições de caridade. Em 16 anos de Movimento em Itabuna, mais de 800 jovens já fizeram o encontro do Escalada, que acontece uma vez por ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário