UESC realiza o
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática até quarta-feira
(1)
Foi aberto, no auditório do centro de
Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, na
manhã desta segunda-feira(29), o 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em
Educação Matemática (Sipemat). o evento terá 22 palestras, serão apresentados
38 trabalhos com um publico de mais de 600 professores, pesquisadores e alunos
de pós-graduação do Brasil, Portugal, Moçambique, Chile, Espanha e Colômbia.
Com o tema central “Educação Matemática
e contextos da diversidade”, as discussões estão mais circunscritas à pesquisa,
é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM).
Segundo os organizadores, o Sipemat no Estado da Bahia, mais especificamente na
UESC, sobe a coordenação da Profa. Dra. Eurivalda Santana (UESC), se justifica
por estar neste contexto o primeiro mestrado da área de Matemática da região
Nordeste do Brasil, iniciado em 2012, quando ocorreu a terceira edição do
Simpósio. “Desta forma a sinergia da comunidade de pesquisadores envolvidos com
o Sipemat conduziu o PPGEM ao cenário de debates das pesquisas que estão sendo
desenvolvidas na área da “Educação da
Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Há entendimento de que a Educação
Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e diferentes
perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas perspectivas é
impulsionada pela presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e
etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Essa necessidade torna
latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões, bem como buscar a
ampliação da produção de conhecimentos científicos que atendam às demandas
especificas por uma Educação Matemática Crítica e Inclusiva.
Os estudiosos dessa área do conhecimento
entendem que o Brasil possui uma grande
tradição de estudos culturais em
Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal
expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos,
como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre
outros.
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