UESC realiza o
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
“Educação Matemática e contextos da
diversidade” visa a expansão da pesquisa e das discussões.
O 4º Simpósio Internacional de Pesquisa
em Educação Matemática (Sipemat), com o tema central “Educação Matemática e
contextos da diversidade”, será realizado pela Universidade Estadual de Santa a
Cruz – UESC no período de 29 a junho a 1º de julho. O evento, com discussões
mais circunscritas à pesquisa, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática (PPGEM) e já conta com inscrições de 600 pesquisadores e
alunos de pós-graduação do Brasil, Portugal, Espanha e Colômbia.
Segundo os organizadores, o Sipemat no
Estado da Bahia, mais especificamente na UESC, se justifica por ser neste
contexto que se encontra o primeiro mestrado da
área de Matemática da região Nordeste do Brasil, iniciado em 2012,
quando ocorreu a terceira edição do Simpósio. “ Desta forma a sinergia da
comunidade de pesquisadores envolvidos
com o Sipemat impulsionou e contemplar do PPGEM como cenário de debates das pesquisas que estão sendo
desenvolvidas na área da “Educação da
Matemática”, textualiza a coordenação do 4º Simpósio.”
Visão geral – Há entendimento de que a
Educação Matemática vem passando por diferentes avanços no panorama mundial e
diferentes perspectivas de pesquisa surgem nesse cenário. Uma dessas
perspectivas é impulsionada pela presença de múltiplas culturas,
nacionalidades, raças e etnias nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Essa necessidade torna latente a necessidade de expandir pesquisas e discussões,
bem como buscar a ampliação da produção de conhecimentos científicos que
atendam às demandas especificas por uma Educação Matemática Crítica e
Inclusiva.
Os estudiosos dessa área do conhecimento
entendem que o Brasil possui uma grande
tradição de estudos culturais em
Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrosio como o seu principal
expoente. Além disso, diversos trabalhos foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos,
como os povos indígenas, quilombolas, pescadores, vendedores de rua, dentre
outros.
O SIPEMAT é um encontro que nasceu de um
debate acerca de questões relativas ao ensino de estatística, ganhou corpo e
ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação
Matemática. Juntou-se a estes fatores o interesse em promover um encontro de
nível internacional no Nordeste, uma vez que eventos desse porte ocorrem
prioritariamente no eixo Sul-Sudeste. Desde o início, o SIPEMAT tem buscado
congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, tem-se
avançado no sentido de se estabelecer intercâmbios, visando a realização de
pesquisas e publicações, de modo a integrar experiências que conduzam a avanços
nos debates acerca da aprendizagem e do ensino da Matemática.
As duas primeiras edições aconteceram no
Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na
Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Em sua terceira edição o
evento foi realizado no Estado do Ceará, em Fortaleza, com a organização do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e
do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará –
UECE.
O 1º SIPEMAT aconteceu em 2006,
discutindo o tema “Um olhar ampliado sobre a sala de aula”, buscando articular
a vertente da pesquisa à questão do ensino e da aprendizagem dessa
disciplina. O evento contou com a
participação de cerca de 300 participantes. Estiveram presentes pesquisadores
da França, Portugal e Inglaterra, que trouxeram suas reflexões acerca da
pesquisa nessa área e suas relações com a sala de aula de Matemática.
Em 2008, foi realizado o 2º SIPEMAT
visando avaliar as duas décadas de pesquisa sobre a Matemática trabalhada
dentro e fora da sala de aula. Esta temática teve como marco as pesquisas em
Etnomatemática, bem como a publicação da coletânea "Na Vida, dez; na
escola, zero," que estava comemorando 20 anos de sua publicação. O público
ampliou-se, em relação ao evento anterior, apresentando cerca de 450 participantes.
Os países que se fizeram presentes foram França e Estados Unidos.
Acreditando na necessidade de integrar
nos debates sobre a Educação Matemática aqueles profissionais que
majoritariamente são responsáveis pela formação matemática da sociedade, a terceira
edição (3º SIPEMAT), no Estado do Ceará no ano de 2012, além dos alunos de
pós-graduação e dos pesquisadores, agregou professores da Educação Básica.
Desta maneira, o número de participantes foi ampliado para 1500 participantes.
Participaram pesquisadores convidados da França, Estados Unidos, Inglaterra,
Chile e Israel. O tema debatido foi: Matemática, Cultura e Tecnologia.
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