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sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

UESC é a única das estaduais avaliada com conceito 4 pelo MEC Universidade foi a melhor avaliada nos conceitos do IGC e Enade

UESC é a única das estaduais avaliada com conceito 4 pelo MEC
Universidade foi a melhor avaliada nos conceitos do IGC e Enade




A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é a única das quatro instituições de ensino superior do Estado que atingiu o conceito 4 (avaliação em que índice maximo é 5), no Índice Geral de Cursos (IGC) e igual conceito no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (18), os conceitos do IGC, referentes ao ciclo de avaliação de 2013 aplicados às universidades, faculdades e centros universitários, e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado.
Na análise da reitora da Adélia Pinheiro "o desempenho da UESC está relacionado aos investimentos na titulação do quadro docente, nas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, política de intercambio, corpo técnico-administrativo e infraestrutura".
Os cursos de Enfermagem e Biomedicina conquistaram os conceitos 4 no IGC e Enade. O curso de Medicina Veterinária foi avaliado com o conceito 4 no IGC e 3 no Enade, Agronomia também teve o conceito 4 no IGC e 3 no Enade.Já o curso de Medicina ficou com 3 e 2 no IGC e Enade, respectivamente.
Indicadores
O IGC (Anexo I) é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições. O índice varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Já o CPC (Anexo II) avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. A composição da nota tem três pesos: 55% corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.

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