AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde de Itabuna alerta para necessidade de reforço da vacina contra HPV

Secretaria de Saúde de Itabuna alerta para necessidade de reforço da vacina contra HPV
 Em Itabuna, mais de 80% do público alvo que deveria ser vacinado contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) já tomou a primeira dose da vacina, mas a Secretaria Municipal da Saúde identificou que, desde o início de setembro, quando a segunda dose começou a ser aplicada, a procura pela vacina diminuiu. O alerta para as garotas pré-adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, seus pais e responsáveis é de que esta segunda dose funciona como um complemento ou reforço à primeira, além de ampliar sua eficácia.
            A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Gracilene Dias, explica que a segunda dose ativa a memória imunológica da primeira e assegura a aplicação da terceira dose em 2019, para garotas que estiverem com o esquema vacinal em dia.
            Existem mais de 100 tipos de HPV. Alguns deles podem causar câncer, principalmente, de colo do útero. Antes a vacina só poderia ser aplicada em clínicas particulares, era cara e inacessível à maioria da população. Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer a vacina que protege contra os tipos 6 e 11 do HPV, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo do útero.

            Além das unidades de saúde, a vacinação acontece também nas escolas, de acordo com o calendário de visitação elaborado pela Secretaria da Saúde. Para que a garota seja vacinada é necessário apresentar o cartão de vacinação comprovando que tomou a primeira dose, além de verificar a data em que foi aplicada. A vacinação em Itabuna faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário