Prefeitura vai
instalar radares visando a redução de acidentes de trânsito
Depois de uma análise criteriosa dos
pontos onde motoristas desenvolvem maior velocidade e do índice de acidentes
nesses locais, a Prefeitura de Itabuna inicia a instalação de radares de
controle de velocidade em algumas avenidas e em dois cruzamentos do centro da
cidade. Cinco radares serão utilizados para o controle da velocidade e dois
sensores para controle de avanço de sinal.
O secretário Clodovil Soares, da
Secretaria de Transporte e Trânsito, explica que os sensores estarão nos
cruzamentos da Avenida do Cinquentenário com as ruas Adolfo Maron e Professor
Alicio de Queiroz, e os radares fixos
serão instalados nas avenidas Amélia
Amado, José Soares Pinheiro, Aziz Maron (em frente ao shopping), e Princesa
Isabel. Os equipamentos estão sendo instalados e serão operados pela empresa
Gerenciamento de Controle de Trânsito – GCT, vencedora da licitação, sob a
coordenação e monitoramento da Settran.
A expectativa é de que até o final de
novembro todos os aparelhos já estejam implantados. “Depois de instalados, os
equipamentos serão aferidos pelo IBAMETRO e então será feita uma campanha
educativa, por 30 dias, antes da cobrança de multa pelas infrações",
explica Clodovil Soares, acrescentando que inicialmente as notificações serão
educativas.
A velocidade permitida nas avenidas
controladas por radar será de 50 quilômetros por hora. Depois de um período de
campanha educativa, os infratores serão multados, de acordo com o Código de
Transito Brasileiro, artigo 218, que considera infração “transitar em
velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou
equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e
demais vias: (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006)”.
SALVAR VIDAS
Estudo recente da Organização das Nações
Unidas revela que a redução da velocidade é o principal ponto para a
sobrevivência de uma pessoa vítima de atropelamento. Para se ter ideia em um atropelamento com um impacto de 30
quilômetros por hora o pedestre possui 35% de chances de morte contra 90% a 70 quilômetros.
“Muitas pessoas questionam a implantação
desses equipamentos e dizem que a redução irá congestionar o trânsito. Mas, a
redução é para evitar acidentes aumentando as chances de sobrevivência do
pedestre e do condutor em caso de uma colisão. Esta medida é a mesma implantada
em países desenvolvidos, pela sua importância para a sobrevivência, pois o
radar salva vidas. Andar devagar é respeitar o direito do próximo”, afirma o
secretário de Trânsito.
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