Projetos que
integram artes nas escolas contribuem para a melhoria do desenvolvimento das
crianças
Utilizando diferentes metodologias e
linguagens, a adoção de projetos que envolvem artes melhoram habilidades
motoras dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento escolar
De acordo com diversos estudiosos da
área da Pedagogia, as artes desenvolvem pensamentos e percepções, imaginação e
melhora a sensibilidade das crianças. Tendo isso como pensamento base é que
propostas e projetos de integração artística são inseridos cada vez mais no
cotidiano escolar dos pequenos, visando estabelecer melhorias no processo de
ensino-aprendizagem.
Com a intenção de demonstrar que o
ambiente escolar deve ser pensado sob o ponto de vista da integração e
diversidade, algumas escolas de Itabuna levam para seus alunos as artes. É o
caso do projeto de Artes Integradas do Grupo Kauandê, do Colégio Decisão Anglo,
que apresenta a proposta de lançar uma nova metodologia de trabalho que não
possua apenas uma linguagem específica dentro da sala de aula.
O projeto está em atividade desde 2013,
sendo executado pelos professores Carlos Martins (capoeira), Adrian Greyce
(artes e contação de história) Mither Amorim (música). “Nesse projeto,
capoeira, música e histórias contadas são mescladas de forma que tornem o
conhecimento mais prazeroso e efetivo, intensificando as habilidades psíquicas
e motoras dos alunos. Criatividade, interatividade e integração, são nossas
palavras de ordem”, revela a professora Adrian Greyce.
O objetivo não é apenas misturar essas
três vertentes da arte, mas também trabalhar de forma que sejam inseparáveis,
num processo constante de construções e descobertas. “É um processo de
apreciação da experiência e o nosso principal objetivo é a cultura”, finaliza
Adrian.
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