PAUL MAURIAT! UM GRANDE ÍCONE!
Por:
João de Jesus Queiroz
Enquanto a GRANDE MÍDIA BRASILEIRA explora incansavelmente, e com sensacionalismo, a violência desenfreada que assola o Brasil, e não permite disponibilizar “UM TEMPO” para prestar uma homenagem ao grande maestro Paul Julien André Mauriat, mundialmente conhecido como PAUL MAURIAT.
Então, o POOL DE COMUNICAÇÃO MACRO SUL NOTÍCIAS/J.J.Q., que, só no Blog alcança a marca de mais de 1.140.000 (hum milhão e cento e quarenta mil) visualizações, e mesmo sendo considerado como PEQUENA MÍDIA, jamais poderia deixar de publicar, e assim deixar em nossos registros, o reconhecimento ao excelente trabalho do grande e internacional pianista, músico, maestro e orquestrador francês que muito valorizou, e difundiu a verdadeira música brasileira em todas as plagas mundiais as quais realizou shows.
O BRASIL NA SUA DISCOGRAFIA
1974 - Retalhos de Cetim
1977 - Brasil Exclusivamente
1978 - Brasil Exclusivamente, vol. 2
1980 - Brasil Exclusivamente, vol. 3
BIOGRAFIA
Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo seu pai como primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde, decidido a seguir a carreira de concertista. O encontro com o jazz, entretanto, mudou os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influenciou o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.
Mauriat cresceu em Paris e, aos dezessete anos, organizou sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa. Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour.
Mauriat se retirou da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão. Sua orquestra ainda faz shows pelo mundo, inclusive duas viagens para a China. Entre seus maiores sucessos, os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".
Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik, lançou uma biografia autorizada escrita em francês, denominada "Une Vie en Bleu" ("Uma Vida em Azul"). Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.
Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a aposentadoria de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas turnês que fez no Japão, China e na Rússia. Posteriormente, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquestra, com planos pra atuar em shows no Japão e Coréia do Sul.
Nos últimos meses de 2006, Mauriat se retirou definitivamente do meio artístico, e passou a residir em sua casa de verão na cidade de Perpinhã. No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e após dois dias, em 3 de novembro, à uma hora da manhã, ele morreu aos 81 anos.
Fonte: Wikipedia
Imagem: Tunnel.ru
REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário