AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

OUTUBRO ROSA: ALERTA TAMBÉM VALE PARA HOMENS!


OUTUBRO ROSA: ALERTA TAMBÉM VALE PARA HOMENS!

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, quando centenas de cidades são coloridas de rosa para alertar sobre a importância de prevenir e rastrear a neoplasia que mais atinge mulheres no mundo. O que pouco se fala na ocasião, no entanto, é que o câncer de mama não é só cor-de-rosa. Que pode também atingir também homens, embora em apenas 1% dos casos.
A falta de informação a respeito da neoplasia em pessoas do sexo masculino, o tabu relacionado ao autocuidado em saúde entre os homens e o preconceito sofrido por pacientes acometidos pela doença quase exclusivamente feminina, colocam um panorama nocivo, de diagnósticos quase sempre em estágios avançados e que muitas vezes não permitem a cura ou o controle da doença.
O secretário geral da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Eduardo Millen, orienta os homens a atentarem-se a possíveis mudanças nas mamas. "Devem ficar atentos a sinais como dor, sensibilidade, caroços ou o aumento do volume das mamas, e procurar por ajuda médica imediatamente".
A razão é hormonal. A maioria dos cânceres de mama é dependente do tempo de estimulação do hormônio feminino no corpo. Todas as pessoas, de ambos os sexos, têm hormônios femininos e masculinos no organismo, mas como na mulher a concentração dos femininos é absolutamente maior, a sua exposição a eles também é. É o que explica o médico do setor de mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Dr. Sérgio Masili.
"A mama da mulher é muito mais exposta ao hormônio feminino que a do homem. Fora isso, a quantidade de glândulas mamárias na mulher também é muitíssimo maior, assim, há maior área para surgimento do tumor".
Cabe apontar que normalmente o aumento do volume mamário (ginecomastia) está relacionado a alterações hormonais e não ao câncer. Mas, lamenta Dr. Masili, muitos e muitos médicos, ao deparar-se com casos de pacientes homens com glândula mamaria aumentada, "assumem que é fator relacionado à idade ou a problemas hormonais, sem propor investigação. Tem que ser investigado!".
Fonte: oncoguia,org
Matéria publicada em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário