AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

SEJA NOSSO COLABORADOR!

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ilha de Matarandiba ganha projeto museológico de memória e preservação

Ilha de Matarandiba ganha projeto museológico de memória e preservação 
A Ilha de Matarandiba, no município de Vera Cruz, localizada entre o continente e a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, está ganhando um projeto museológico de documentação para preservação da história e memória dessa população. Trata-se do 'Ponto de Memória Tia Dina'. A ideia é sistematizar, classificar, catalogar e levantar dados, na busca pela preservação da história da comunidade. O projeto tem patrocínio do Edital Setorial de Museus 2016 do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC) da Secretária de Cultura (SecultBa), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.


“Matarandiba é uma ilha pequena, mas tem muita história que merece ser preservada. Além disso, dispomos de peças que representam o valor histórico e a identidade do povo local”, assegura Adenildes Leal, proponente do projeto. Segundo ela, o trabalho vai permitir que a novas gerações conheçam e aprendam a manter a cultura. O projeto também auxilia o controle e a organização técnica da instituição museológica no município. “É urgente documentar o acervo com critérios técnicos museológicos adequados para garantir sua preservação, fortalecendo esse ponto de memória”, lembra Adenildes.  O trabalho contará com a equipe técnica e administrativa do IPAC e o grupo componente do projeto, realizando pesquisa junto à comunidade.


Para Canuta Boa Morte, moradora nativa da Ilha de Matarandiba o ponto de cultura Tia Dina fortalece a identidade e a cultura do povo. “Existem peças aqui que lembram meus avós, como o ferro de passar à carvão e a máquina de datilografar antiga, dentre outros”, relata Canuta. A localidade mantém viva manifestações culturais, como o samba de roda, bumba-meu-boi, o terno de Reis e o arauê. “A praça fica lotada de pessoas nas épocas em que temos festas”, diz a moradora Canuta.  
HISTÓRIA – A Vila de Matarandiba é uma comunidade de pescadores e marisqueiras situada na contra costa da Ilha de Itaparica, região do Recôncavo baiano. A pequena comunidade integra a Baía de Todos os Santos e, apesar de não ser muito divulgada como ponto turístico, possui destinos para passeios. Segundo o historiador Ubaldo Osório (1979), a vila também já foi chama de Ilha dos Burgos, por ter pertencido aos descendentes do ouvidor Cristóvão de Burgos, o que foi responsável por fortificações na Bahia.


Em 2012, esse Ponto de Memória foi reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) por mérito de trabalhar com o fortalecimento de memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário