NOTA À IMPRENSA
A CAIXA tem atuado para amenizar os impactos
econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da
pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O apoio à população mais carente
exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem
precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão
bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a
Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e
pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3
milhões de pessoas beneficiadas.
Para atender quem mais precisa, teve início nesta
semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas
agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da
Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a
busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.
Entretanto, agências em diversas partes do País
registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do
público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços
essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão,
desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie
escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma
pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira
(27) tinha direito ao saque na referida data.
O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos
nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao
Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam
o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.
O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e
acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a
importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam
realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na
Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte
calendário:
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Visando otimizar a atendimento e organização das
filas, a CAIXA também alocou 2.800 novos
vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao
público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos.
Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as
regiões do país, no horário de 08 às 12 horas:
http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado
A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o
atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação
do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a
população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.
Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da
CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo
utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa
Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo
calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações
sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio
Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.
Acompanhe o último balanço do Auxílio Emergencial:
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