AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"Alfabetização científica" é tema dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências na UESC

"Alfabetização científica" é tema dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências na UESC
O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GRUPEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC  realiza nesta sexta-feira(1 de novembro), às 14 horas, no Auditório Jorge Amado, mais uma atividade dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências com a professora Lucia Helena Sasseron. Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da USP, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interinidades em Ensino de Ciências IF-FE-IB-IQ-USP, vai  abordar a "Alfabetização científica, o ensino por investigação e a argumentação em sala de aula, um dos temas que têm feito parte das suas pesquisas e produção científica."
O objetivo dos seminários é promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo promoverá o diálogo com pesquisadores renomados na área, buscará incentivar e fortalecer as pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. A realização de seminários proferidos por pesquisadores de Ensino de Ciências no Brasil busca ampliar os conhecimentos dos alunos de graduação em Pedagogia, Física, Química e Biologia e professores do ensino básico da região, além de divulgar a pesquisa local e nacional.
Os temas abordados também versam sobre metodologias e resultados de pesquisas nesta área e a necessidade de promover uma ampliação do processo de formação (inicial e continuada) em Ensino de Ciências.  A Comissão Organizadora, formada pelos professores Adriane Lizbehd Halmann (DCB), Viviane Briccia (DCIE), Emerson Lucena (DCB), Clemildes Pereira Alves (DCET), George Kouzo Shinomiya (DCET)  "os seminários vão além do conteúdo restrito da sala de aula, contribuem para aumentar a curiosidade e o interesse dos alunos de graduação, bem como integrar esses alunos com os professores de Física, Química e Biologia do ensino básico, criando um ambiente favorável à construção e à disseminação do conhecimento."

A conferência "Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação em sala de aula: encontros e aproximações" que será apresentada pela professora/Dra. Lucia Helena Sasseron pretende discutir de que modo Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação relacionam-se no ensino e na aprendizagem de ciências e na pesquisa sobre ensino e aprendizagem em ciências. Trata-se, portanto, colocar estes temas em discussão de forma a analisar suas potencialidades como ferramentas metodológicas de ensino e de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário