"Alfabetização
científica" é tema dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências na UESC
O Grupo de Pesquisa em Ensino de
Ciências (GRUPEC) da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC realiza nesta sexta-feira(1 de novembro), às
14 horas, no Auditório Jorge Amado, mais uma atividade dos Seminários
Acadêmicos de Ensino de Ciências com a professora Lucia Helena Sasseron.
Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da USP, do Programa
de Pós-Graduação em Educação da FE-USP e do Programa Interinidades em Ensino de
Ciências IF-FE-IB-IQ-USP, vai abordar a
"Alfabetização científica, o ensino por investigação e a argumentação em
sala de aula, um dos temas que têm feito parte das suas pesquisas e produção
científica."
O objetivo dos seminários é promover a
divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em
conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos
envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo promoverá o diálogo com
pesquisadores renomados na área, buscará incentivar e fortalecer as pesquisas
sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. A
realização de seminários proferidos por pesquisadores de Ensino de Ciências no
Brasil busca ampliar os conhecimentos dos alunos de graduação em Pedagogia,
Física, Química e Biologia e professores do ensino básico da região, além de
divulgar a pesquisa local e nacional.
Os temas abordados também versam sobre
metodologias e resultados de pesquisas nesta área e a necessidade de promover
uma ampliação do processo de formação (inicial e continuada) em Ensino de
Ciências. A Comissão Organizadora,
formada pelos professores Adriane Lizbehd Halmann (DCB), Viviane Briccia
(DCIE), Emerson Lucena (DCB), Clemildes Pereira Alves (DCET), George Kouzo
Shinomiya (DCET) "os seminários vão
além do conteúdo restrito da sala de aula, contribuem para aumentar a
curiosidade e o interesse dos alunos de graduação, bem como integrar esses
alunos com os professores de Física, Química e Biologia do ensino básico,
criando um ambiente favorável à construção e à disseminação do
conhecimento."
A conferência "Alfabetização
Científica, Ensino por Investigação e Argumentação em sala de aula: encontros e
aproximações" que será apresentada pela professora/Dra. Lucia Helena
Sasseron pretende discutir de que modo Alfabetização Científica, Ensino por
Investigação e Argumentação relacionam-se no ensino e na aprendizagem de
ciências e na pesquisa sobre ensino e aprendizagem em ciências. Trata-se,
portanto, colocar estes temas em discussão de forma a analisar suas
potencialidades como ferramentas metodológicas de ensino e de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário