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terça-feira, 25 de agosto de 2015

XVI Encontro de Geografia da UESC aborda potencialidades e perspectivas socioambientais da região

XVI Encontro de Geografia da UESC aborda potencialidades e perspectivas socioambientais da região



Estabelecer discussões sobre os principais problemas socioambientais regionais, geotecnologias, riscos ambientais na atualidade, dinâmicas e conflitos territoriais regionais, desafios atuais no ensino e pesquisa em Geografia. Esses são os objetivos do XVI Encontro de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que será realizado de 16 a 19 de setembro.
O Encontro com o tema “A Geografia no contexto regional: potencialidades e perspectivas socioambientais” é promovido pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA), Colegiado de Geografia e Diretório Acadêmico de Geografia da UESC. Em torno do tema central a programação envolve palestras, mesas-redondas, minicursos, aulas de campo e atividades culturais. O evento tem a proposta de integrar estudantes, professores, profissionais da Geografia e de áreas afins.
Para as palestras e mesas-redondas, além dos professores locais, foram convidados docentes de várias universidades brasileiras. Com inscrições gratuitas o evento é destinado a professores, pesquisadores, extensionistas e estudantes de Geografia das instituições de ensino superior, educação básica e de áreas afins.
A programação será aberta com a palestra "Geotecnologias aplicadas à representação e análise do espaço geográfico". Constam os minicursos "Gestão dos recursos hídricos: um estudo de caso na Bacia do Iguape", "Solos da Microrregião Itabuna-Ilhéus: características e capacidade de uso", "Mapeamento Geoambiental", "Cidade/Campo, Urbano/Rural e suas conexões:tendências recentes sob a perspectiva do ensino de Geografia com ênfase nas pequenas cidades da região".
Outros temas também foram parte da programação dos mini-cursos "Relação Cidade- Campo e a produção do espaço", "O Ensino de Geografia nos anos iniciais", "O Ensino da Escala Cartográfica na Educação Básica: Uso de Jogos", " Riscos ambientais na atualidade: problemas e medidas mitigadoras da escala local à planetária"
Mesa-resdonda sobre os temas "Geotecnologias na sala de aula: práticas e normas de uso", "Apropriação do espaço no século XXI: dinâmicas e conflitos territoriais regionais". A palestra de encerramento vai abordar "Ensino de Geografia na educação básica: perspectivas atuais no âmbito das mudanças em curso e das políticas nacionais para a educação no Brasil".

Os participantes terão, também, aulas de campos sobre "Gestão dos recursos hídricos: um estudo de caso na Bacia do Iguape", "Solos da Microrregião Itabuna-Ilhéus: características e capacidade de uso", "Mapeamento Geoambiental" e "Pequenas cidades na microrregião Itabuna-Ilhéus: construindo articulações entre o urbano e o rural".

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