GIRO DE NOTÍCIAS MACRO SUL 22/05/2021
Dia 22 de Maio de 2021
Dia do Abraço
Dia do Apicultor
Dia Internacional da Biodiversidade
Dólar Com: em alta - 5,35
Euro: em açta - 6,52
Ibovespa: em baixa - 0,09% 122.592 pts
Parte dos brasileiros deportados dos EUA desembarca no Brasil; chegou na sexta-feira (21), na Grande BH, avião fretado pelo governo dos Estados Unidos (EUA) com 30 brasileiros deportados por imigração ilegal; o número de deportados foi confirmado pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e também pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana da capital mineira; inicialmente seriam 106 pessoas deportadas, mas, segundo autoridades norte-americanas, alguns brasileiros obtiveram judicialmente a suspensão da medida e outros não foram submetidos ao testes RT-PCR para covid-19, o que é obrigatório para ingresso no Brasil;neste é o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo de Joe Biden, que assumiu a Presidência dos Estados Unidos em janeiro.
Governo poderá liberar até R$ 4,8 bilhões para ministérios; informação consta do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, que traça cenários sobre a parcela do Orçamento que pode ser bloqueada ou liberada a cada bimestre.
Governo entrega 17 mil títulos de propriedade rural no Maranhão; até o momento, 139 prefeituras de 11 estados já formalizaram adesão ao Titula Brasil – programa criado para apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União.
Câmara aprova Medida Provisória de renegociação de dívidas com fundos constitucionais; de acordo com o relator da MP, deputado Júlio Cesar (PSD-PI), de todos os beneficiados pela medida, cerca de 90% são pequenos empresários rurais e não rurais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski reconheceu nesta sexta-feira (21) o direito da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra Ribeiro, de permanecer em silêncio diante de algumas perguntas que forem feitas no depoimento que prestará à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na próxima terça-feira (25).
Maioria do STF vota para realização de concurso da Polícia Federal no domingo (23); o relator do caso, ministro Edson Fachin, defendeu a suspensão do concurso, mas ficou vencido; até o momento, o placar da votação está em seis votos a um para a manutenção das provas.
Bandeira laranja em Curitiba (PR): Justiça derruba decisão municipal e permite que supermercados abram aos sábados, das 7h às 20h; decisão, de sexta-feira (21), atendeu a pedido da Associação Paranaense de Supermercados; Prefeitura afirmou que ainda não foi notificada.
Apesar da pandemia, 11ª Vara Cível de Curitiba atinge meta nacional; Tribunal de Justiça do Paraná certifica unidade judiciária por cumprimento da “Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos”, do Conselho Nacional de Justiça, para o ano de 2020.
Polícia Federal envia agentes à comunidade na Terra Yanomami alvo de ataques de garimpeiros; dez policiais foram enviados à Comunidade Palimiú, em Roraima, e devem permanecer “até que se colha o necessário” sobre os ataques de garimpeiros, conforme a PF; região registra dez dias seguidos de conflitos.
Operação Interceptor: PF desarticula “piratas do asfalto” no Paraná; os criminosos se passavam por policiais, inclusive usando falsos uniformes, distintivos, coletes e até mesmo falsas viaturas, em abordagens feitas em estradas.
Polícia Civil investiga planejamento de ataque a escola do DF; Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um suspeito de planejar ataque armado a uma escola no Recanto das Emas, região sudoeste da capital federal.
Polícia prende suspeitos por desaparecimento de crianças no Rio; o grupo integra a quadrilha que controla a venda de drogas no complexo do Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e que participa de roubos de cargas na região.
Fiocruz entrega mais 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19; com essa remessa, a Fiocruz alcança a marca de 41,1 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações, das quais 37,1 milhões foram processadas pela instituição.
Fiocruz recebe insumos para produção de 12 milhões de doses da AstraZeneca; a Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) recebeu no sábado (22) novo lote de IFA (ingrediente farmacêutico ativo) para a produção de vacinas Oxford/AstraZeneca contra covid-19, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos: a remessa, que chega da China às 17h50, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, será suficiente para produzir 12 milhões de doses.
Pfizer pede que Anvisa mude temperatura de armazenamento de sua vacina; conservação da vacina pode ser feita por até duas semanas entre -15ºC e -25ºC; além deste período, é preciso garantir recipientes em congelamento de -60ºC a -90ºC.
Covid-19: segundo o último boletim epidemiológico diário divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 15.970.949 casos acumulados de covid-19 e 446.309 (2,8%) mortes com suspeita ou confirmação da doença; do total de casos confirmados, 14.422.209 (90,3%) pacientes se recuperaram da doença e há 1.102.431 (6,9%) pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde; pessoas vacinadas no Brasil, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde: 56.021.170; doses distribuídas para as Unidades da Federação: 90.664.475 (não houve atualização destes dados pelo Ministério da Saúde).
Mais de 30 mil pescadores artesanais estão com registros cancelados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento devido diversas irregularidades; os motivos do cancelamento dos registros profissionais de pesca vão desde a falta de processo administrativo de concessão da licença, endereço de IP de estado diferente do local do registro do pescador, até informações incompletas; para se regularizar, o pescador tem um prazo de até dez dias úteis, a partir do dia 24, para recorrer da decisão; pescar sem licença resulta em multa e os valores podem variar de acordo com a legislação de cada estado.
Anac autoriza voos da Itapemirim para todo o país; Vitória (ES) receberá viagens a partir de setembro; a outorga foi aprovada em Reunião Deliberativa Eletrônica da agência, na quinta-feira (20) e publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (21).
Influenciado por exterior dólar fecha a R$ 5,35, no maior valor em duas semanas; Bolsa de valores teve forte queda durante quase todo o dia, mas recuperou-se perto do fim da sessão e fechou próxima da estabilidade, com pequeno recuo.
Halterofilismo: Brasil ganha 2º ouro e 1ª prata em evento paralímpico; Mariana D´Andrea (até 73kg) ergueu 135 kg, faturou o ouro e assumiu a liderança do ranking mundial, ficando perto da vaga em Tóquio 2020; Bruno Carra (até 54kg) levou prata.
Vôlei: Renan Dal Zotto recebe alta e já está em casa; após 36 dias internado, técnico da seleção já está em casa fazendo fisioterapia para estar apto a comandar o Brasil na Olimpíada; até lá, time será liderado por Carlos Schwanke.
Juventus anuncia empréstimo do atacante Douglas Costa ao Grêmio; na tarde de sexta-feira (21), no horário de Brasília, a Juventus de Turim (Itália) confirmou através das redes sociais do clube o empréstimo do atacante Douglas Costa ao Grêmio até 30 de junho de 2022, quando acaba o atual vínculo dele; na sequência, a expectativa é que o jogador assine novo contrato com o clube de Porto Alegre até o final de 2023; sem atuar desde fevereiro, atleta volta ao Brasil depois de 11 anos na Europa.
Fifa realizará estudo sobre viabilidade de Copa do Mundo a cada dois anos; proposta da Federação de Futebol Saudita – válida para Mundial masculino e feminiino – foi votada na sexta (21) em congresso anual da Fifa, por 166 votos a favor e 22 contra.
Ex-policial tinha pelo menos 14 vítimas enterradas em sua casa em El Salvador; com trajes de biossegurança, peritos removeram ossadas de residência em Chalchuapa, cerca de 90 quilômetros a oeste de San Salvador; escavações ainda podem durar até um mês; parentes de pessoas desaparecidas na região farão testes de DNA para tentar identificar mortos.
Horas depois da entrada em vigor da trégua entre Israel e as milícias da Faixa de Gaza, palestinos entraram em confronto com a polícia israelense na sexta-feira (21) na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, e que há duas semanas foi cenário dos incidentes que desencadearam a última escalada de violência; segundo a agência de notícias palestina Wafa, 15 palestinos ficaram feridos nos confrontos, que começaram após a intervenção das forças de segurança israelenses enquanto os cidadãos celebravam a trégua entre Israel e as milícias em Gaza.
Centenas de bombeiros combatem incêndio florestal na Grécia; quinze aviões participam das operações com o auxílio do Exército, informou a Defesa Civil; quase 300 bombeiros lutaram, durante a noite, para conter as chamas nas montanhas escarpadas de Geraneia, na região do Golfo de Corinto, a cerca de 90 quilômetros de Atenas.
Myanmar: Comissão Eleitoral dissolve partido da líder deposta; o diretor da comissão, Thein Soe, nomeado após o golpe de Estado, acusa a Liga Nacional para a Democracia de “fraude eleitoral” durante as eleições de novembro passado.
Fortes terremotos atingem duas regiões da China na sexta-feira (21); duas mortes foram confirmadas; um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a província chinesa de Qinghai; tremor aconteceu por volta das 15h no horário de Brasília; outro terremoto, mas de magnitude 6,1, atingiu a província de Yunnan.
Arranha-céu evacuado na China após tremer ficará fechado; autoridades já descartaram que terremoto tenha causado a oscilação da torre em Shenzhen; Consulado dos EUA na cidade vizinha de Guangzhou alertou cidadãos para que evitem o local.
Polícia prende suspeito após esfaqueamentos em Amsterdã, na Holanda; a polícia do país prendeu um homem de 29 anos que esfaqueou cinco pessoas em Amsterdã na noite de sexta-feira (21); uma delas morreu; o caso ocorreu na rua Ferdinand Bolstraat, no bairro De Pijp; as autoridades não divulgaram a identidade do criminoso nem as circunstâncias dos esfaqueamentos.
Espanha permitirá entrada de viajantes vacinados de países fora da União Europeia; primeiro-ministro acredita que novo regime de viagens permitirá que a chegada de turistas internacionais atinja 70% dos níveis pré-pandêmicos até o fim do ano.
Restaurante na montanha mais alta da Alemanha reabre após lockdown; cercado de ar puro, na montanha Zugspitze, a mais alta da Alemanha, um restaurante reabriu na sexta-feira (21) depois de seis meses de lockdown em decorrência da pandemia da covid-19; a expectativa do gerente do estabelecimento é de que o local receba muitos clientes depois de seis meses fechado.
Argentina decreta confinamento nacional até 30 de maio; apenas trabalhadores considerados essenciais poderão circular; medida foi decidida para tentar controlar avanço da covid no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário