AQUI IMPERA SOMENTE A VERDADE DOS FATOS!

NÃO SOMOS CIENTISTAS PARA SABER INVENTAR!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

GIRO DE NOTÍCIAS MACRO SUL 19/05/2021

 GIRO DE NOTÍCIAS MACRO SUL 19/05/2021

Dia 19 de Maio de 2021
Dia do Defensor Público
Dia do Estudante de Direito
Dia do Físico
Dia Nacional de Combate à Cefaleia
Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano

Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino
Dia Mundial do Médico de Família

Dólar Com: em baixa - 5,25
Euro: em alta - 6,42
Ibovespa: em alta - 0,03% 122.980 pts

Governo lança programa para ampliar renda de caminhoneiros; governo federal lançou na tarde de terça-feira (18) o Programa Gigantes do Asfalto, voltado para o setor de transporte de cargas; entre as facilidades estão a oferta de linhas de crédito especiais para a categoria adquirir caminhões ou fazer manutenções, previsibilidade no preço do óleo diesel e mais agilidade na vacinação dos caminhoneiros contra a covid-19.

Ministro apresenta estudo para desestatização da Ferroeste; o Ministério da Infraestrutura apresentou na terça-feira (18) o estudo de viabilidade técnico-econômica que visa a desestatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, mais conhecida como Ferroeste; durante o evento, que contou com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior, e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também foi assinado o contrato de arrendamento do terminal portuário PAR12, localizado no Porto de Paranaguá (PR); a Ferroeste ligará as cidades paranaenses de Guarapuava e Cascavel; a expectativa é de uma extensão da ferrovia até a cidade de Dourados (MS); segundo o Ministério da Infraestrutura, são esperados R$ 8 bilhões em investimentos.

Medida Provisória da privatização da Eletrobras será votada nesta quarta-feira, diz Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; a MP com a proposta de privatização da empresa, encaminhada à Câmara no dia 23 de fevereiro, recebeu mais de 570 emendas.

Comissão da Câmara adia votação de Projeto de Lei sobre uso medicinal da maconha; proposta altera a Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e que autorizou o plantio da Cannabis para fins científicos ou medicinais.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprova criação de cadastro de administradores judiciais; o CNJ aprovou na terça-feira (18) uma resolução para determinar que os tribunais de Justiça do país criem um cadastro de administradores judiciais para auxiliar os juízes nos processos de recuperação judicial e de falências de empresas; com a decisão, os tribunais terão 60 dias para criar o cadastro, que deverá ser disponibilizado no site de cada instituição.

Tráfico: Polícia Federal prende funcionários de empresas que atuam no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP); eles são acusados de facilitar o tráfico de drogas; operação cumpriu 90 mandados (34 de prisão) contra uma organização que cometia crimes no aeroporto desde 2019.

Operação mira grupo que lava dinheiro do tráfico e da prostituição; a Polícia Federal (PF) deu início na manhã de terça-feira (18) à Operação Solis, com o objetivo de prender integrantes de uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro proveniente dos crimes de tráfico de drogas e de casas de prostituição; cerca de 90 agentes da PF cumprem nove mandados de prisão preventiva e 17 de busca nos três Estados da Região Sul.

Ministério da Saúde autoriza 212 leitos de suporte ventilatório; leitos de suporte ventilatório são aqueles utilizados em pacientes que ainda não evoluíram para um quadro grave, que demande a transferência para leitos de UTI.

Covid-19: conforme a última atualização divulgada pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 15.732.836 casos acumulados de covid-19 e 439.050 (2,8%) mortes com suspeita ou confirmação da doença; do total de casos confirmados, 14.247.609 (90,6%) pacientes se recuperaram da doença e há 1.046.177 (6,6%) pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde; pessoas vacinadas no Brasil, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde: 54.013.881; doses distribuídas para as Unidades da Federação: 90.664.475.

São Paulo (SP) já acumula em 2021 o dobro dos casos de dengue do ano de 2020; em pouco mais de cinco meses, capital paulista registrou 4.214 casos da doença; no ano passado foram 2.009 registros.

Metroviários de São Paulo entram em greve nesta quarta-feira; paralisação do metrô de São Paulo atingirá as linhas Azul (1), Verde (2), Vermelha (3) e Prata (15); metroviários começam a greve a partir da 0h desta quarta-feira (19); trabalhadores pedem reajuste salarial.

Dólar fecha em baixa pela terceira sessão seguida; ajudado pelo exterior, o dólar caiu pela terceira sessão seguida, fechando a R$ 5,25; a bolsa de valores alternou altas e quedas ao longo do dia, mas fechou com valorização pela quarta sessão consecutiva.

Seleções de handebol são convocadas para treinos em Portugal; a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) anunciou as relações de atletas das seleções masculina e feminina para um período de treinamentos em Portugal, e posterior participação dos Jogos Olímpicos, que estão previstos para começar no dia 23 de julho em Tóquio (Japão).

Copa Libertadores
fase de grupos, 5ª rodada:
Nacional (Uru) 1×0 Universidad Católica (Chi)
Palmeiras (Bra) 3×4 Defensa y Justicia (Arg)
The Strongest (Bol) 2×1 Santos (Bra)
Fluminense (Bra) 1×2 Junior Barranquilla (Col)
São Paulo (Bra) 0x1 Racing Club (Arg)
Universitario (Per) 3×2 Independiente del Valle (Equ)

Copa Sul-Americana
fase de grupos, 5ª rodada:
Independiente (Arg) 1×0 Bahia (Bra)
River Plate (Par) 2×1 Peñarol (Uru)
Talleres Córdoba (Arg) 0x1 Red Bull Bragantino (Bra)

Ex-líder das FARC é morto em operação das forças especiais da Colômbia; Jesús Santrich, um dos principais líderes da antiga guerrilha das FARC e que passou a fazer parte de um grupo dissidente após a assinatura do acordo de paz de 2016, foi morto na Venezuela por agentes das forças especiais colombianas.

Forte explosão durante confrontos com polícia na Colômbia deixa dois mortos e 34 feridos; explosão ocorrida em município colombiano deixou 34 pessoas feridas e duas mortas durante o acidente; o fogo foi lançado por um grupo de pessoas encapuzada.s

Sistema de empresa de oleoduto nos EUA volta a cair; dias após o ciberataque que afetou a distribuição de combustível em várias regiões, empresa teve problemas novamente.

Polícia italiana apreende 400 kg de cocaína procedentes do Brasil; no total, 25 pessoas foram presas na operação, das quais sete foram acusadas de tráfico internacional de drogas.

Holanda realiza festival de música desafiando restrições sanitárias; o Eurovisão foi cancelado em 2020 por conta da covid-19 e volta a ser realizado a partir desta semana em Roterdã.

Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram ter destruído 12 casas de comandantes do Hamas em Gaza nas últimas 24 horas, incluindo três na manhã de terça-feira (18).

Arranha-céu de 291 metros é evacuado na China após tremer; nenhum tremor foi registrado na cidade de Shenzhen e causas da oscilação serão investigadas, segundo autoridades locais; abalo no edifício de 71 andares causou pânico nos ocupantes.

Marinha da Índia busca 80 desaparecidos no mar após ciclone devastador; “Há ondas de 6 a 7,6 metros, os ventos estão fortes e a visibilidade é baixa”, informou o porta-voz da Marinha, Vivek Madhwal; navios e aeronaves estão mobilizados nas buscas.

Dada como morta, indiana acorda logo antes da cremação; uma idosa de 76 anos, que havia sido dada como morta por covid-19 por seus familiares, acordou pouco antes de ser cremada na pequena vila de Mudhale, no oeste da Índia; ela desmaiou enquanto a família procurava hospital para interná-la por conta da covid-19.

Espanha envia tropas a Ceuta após chegada de milhares de imigrantes; a Espanha enviou tropas a Ceuta para patrulhar a fronteira com o Marrocos depois que milhares de imigrantes chegaram nadando ao enclave espanhol no norte da África, em um incidente que o primeiro-ministro Pedro Sánchez classificou como uma crise séria para o país e a Europa.

Espanha prorroga restrições a voos de Brasil e África do Sul até junho; exceções incluem espanhóis, andorranos, residentes em ambos os países, trabalhadores de determinados setores e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário